Análise da Resolução nº 2.858: acessibilidade e inclusão na Universidade Federal do Maranhão

Accessibilité et inclusion à l’Université Fédérale du Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26484

Palavras-chave:

Resolução n° 2858, Acessibilidade, Inclusão, Universidade

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência no Brasil tem origem em movimentos por direitos civis e sociais, intensificados a partir da Constituição de 1988. Este marco fomenta políticas públicas voltadas à acessibilidade, culminando na criação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) em 2015. No âmbito educacional, as universidades públicas adotaram diretrizes para garantir acesso e permanência de pessoas com deficiência, ajustando espaços físicos, currículos e práticas pedagógicas. Nesse contexto, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) implementou a Resolução N° 2.858, que estabelece diretrizes e ações para a inclusão de discentes com deficiência, assegurando que os espaços e recursos da instituição sejam acessíveis, conforme a legislação vigente. O presente artigo fundamenta-se em autores como Manzini (2005), Santos (1998), Bernard e Kowaltowski (2005) e Schubert (2012), que discutem metodologias e práticas de acessibilidade. O objetivo principal é analisar se a resolução tem sido efetivamente implementada, comparando suas diretrizes ao cenário real, a fim de identificar avanços e desafios no cumprimento de suas metas. A análise constatou que, embora existam lacunas a serem preenchidas para garantir a total inclusão da diversidade na universidade, foram observados avanços relevantes. A tentativa de promover a diversidade é significativa e imprescindível para o futuro da instituição. Assim, conclui-se que, apesar das limitações, há esforços notáveis em curso, e a implementação de práticas inclusivas reflete um compromisso fundamental com o desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa e acessível.

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Biografia do Autor

Thais Ribeiro Santos, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Letras Libras pela Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

Anderson Oliveira Silva Junior, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Letras Libras pela Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil.

Teresa Cristina Lafontaine, Universidade Federal do Maranhão

Mestra pela Universidade Federal do Pará, Professora da Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, Brasil.

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Publicado

2025-10-09

Como Citar

Santos, T. R., Silva Junior, A. O., & Lafontaine, T. C. (2025). Análise da Resolução nº 2.858: acessibilidade e inclusão na Universidade Federal do Maranhão : Accessibilité et inclusion à l’Université Fédérale du Maranhão. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 8(19), 79–94. https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e26484