Experiência transformadora: a prática pedagógica da Liesafro na escola quilombola Luiz Alves Ferreira
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25637Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Educação Antirracista, Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais, Formação DocenteResumo
Este estudo relata a experiência do subgrupo da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (Liesafro-UFMA) no Programa Residência Pedagógica, desenvolvido na Escola Quilombola Centro Educa Mais Professor Luiz Alves Ferreira, situada no quilombo urbano do bairro da Liberdade, em São Luís, Maranhão. O Programa, promovido pela CAPES, objetiva efetivar a educação das relações étnico-raciais e dos direitos humanos, seguindo as suas respectivas diretrizes curriculares nacionais. A atuação do subgrupo focou na implementação de práticas político-pedagógicas que conscientizam e valorizam a diversidade étnico-racial, incluem as histórias e culturas africanas e afro-brasileiras, combatem o racismo e referenciam a educação em direitos humanos. Dentre as atividades realizadas, destaque para a aplicação dos Indicadores da Qualidade na Educação relacionados às relações raciais na escola, eventos, debates e rodas de conversa. Os resultados apontam para um impacto positivo na formação docente e na sensibilização dos estudantes quanto à importância da diversidade étnico-racial, promovendo um ambiente educacional inclusivo e reflexivo. Conclui-se que o Programa foi eficaz na preparação de futuros docentes comprometidos com a educação antirracista e em defesa dos direitos humanos, promovendo a igualdade de oportunidades para todas(os) as(os) estudantes.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 25 de agosto de 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria CAPES nº 157, de 28 de maio de 2024. Altera a Portaria nº 90, de 25 de março de 2024, que dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 103, p. 65, 29 maio 2024. Disponível em: http://www.in.gov.br/autenticidade.html. Acesso em: 13 janeiro de 2025.
BRASIL, Portaria GAB Nº 38, de 28 de Fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: cad.capes.gov.br/ato-administrativo. Acesso em 22 agosto de 2024.
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo, 18/02/2000.
CARREIRA, Denise; SOUZA, Ana Lúcia Silva. Indicadores da qualidade na educação: relações raciais na escola. São Paulo: Ação Educativa, 2013.
CARVALHO, José Sergio de et al. Formação de professores e educação em direitos humanos e cidadania: dos conceitos às ações. Educação e Pesquisa, v.30, n.3, p. 435-445, São Paulo.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012.
OLIVEIRA, Maysa Mayara Costa de. O processo de socialização na questão da habitação: o Residencial Rio Anil Camboa. 2016. 167 f. Dissertação (Pós-graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016
UNICEF, AÇÃO EDUCATIVA, MEC/INEP, SEPPIR. Indicadores de Qualidade na Educação Relações Raciais na Escola. 2013. Disponível em: www.unicef.org/brazil/relatorios/indicadores-da-qualidade-na-educacao-relacoes-raciais-na-escola >. Acesso em: 27 de agosto de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos autorais Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
