Educação antirracista: importância, contribuições e os desafios encontrados por professores aptos para a sua execução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25651

Palavras-chave:

Educação para as Relações Étnico-raciais, LIESAFRO, Educação Antirracista

Resumo

Esse trabalho objetiva analisar os desafios encontrados por estudantes egressos da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, que atuam como professores, na educação básica, para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Pautado teoricamente em conceitos de raça, racismo, educação antirracista e currículo, analisaremos o conjunto de leis da educação para as relações étnico-raciais (ERER), vigente no país, que visam examinar o exercício de uma educação antirracista; destacaremos não somente a importância dessa prática nas redes básicas, como também apontaremos os entraves enfrentados por professores aptos para a sua execução. Sobre a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada através de levantamento bibliográfico sobre a temática além da aplicação de questionários destinado aos egressos da LIESAFRO que atuam como professores na educação básica, a fim de analisar as barreiras e estratégias utilizadas por esses para a aplicação das leis já mencionadas. Concluímos que apesar de existirem importantes avanços, entre eles legislativos, aplicar uma educação antirracista nas redes de ensino continua sendo algo desafiador, onde obstáculos como a existência de um currículo eurocentrado, a falta de engajamento de toda a comunidade escolar, tanto no combate ao racismo, quanto na aplicação das leis referentes à Educação para as relações étnico-raciais, ainda se tornam constantes, dificultando assim o trabalho daqueles comprometidos com essa prática. 

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Biografia do Autor

Layla Thais da Silva Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO), Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, Brasil.

Madja Drianny Ribeiro Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO), Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, Brasil.

Cidinalva Silva Câmara, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Maranhão, Brasil.

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Publicado

2025-10-09

Como Citar

Ferreira, L. T. da S. ., Ferreira, M. D. R. ., & Câmara, C. S. (2025). Educação antirracista: importância, contribuições e os desafios encontrados por professores aptos para a sua execução. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 8(19), 28–41. https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25651