Educação antirracista: importância, contribuições e os desafios encontrados por professores aptos para a sua execução
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25651Palavras-chave:
Educação para as Relações Étnico-raciais, LIESAFRO, Educação AntirracistaResumo
Esse trabalho objetiva analisar os desafios encontrados por estudantes egressos da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, que atuam como professores, na educação básica, para a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Pautado teoricamente em conceitos de raça, racismo, educação antirracista e currículo, analisaremos o conjunto de leis da educação para as relações étnico-raciais (ERER), vigente no país, que visam examinar o exercício de uma educação antirracista; destacaremos não somente a importância dessa prática nas redes básicas, como também apontaremos os entraves enfrentados por professores aptos para a sua execução. Sobre a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada através de levantamento bibliográfico sobre a temática além da aplicação de questionários destinado aos egressos da LIESAFRO que atuam como professores na educação básica, a fim de analisar as barreiras e estratégias utilizadas por esses para a aplicação das leis já mencionadas. Concluímos que apesar de existirem importantes avanços, entre eles legislativos, aplicar uma educação antirracista nas redes de ensino continua sendo algo desafiador, onde obstáculos como a existência de um currículo eurocentrado, a falta de engajamento de toda a comunidade escolar, tanto no combate ao racismo, quanto na aplicação das leis referentes à Educação para as relações étnico-raciais, ainda se tornam constantes, dificultando assim o trabalho daqueles comprometidos com essa prática.
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