José Martí e Paulo Freire: a educação como obra de infinito amor
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25692%20Palavras-chave:
José Martí, Paulo Freire, Educação Popular, Pedagogia Latino-americanaResumo
A América Latina detém um espaço considerável no panorama pedagógico internacional, reconhecido hoje especialmente na obra do brasileiro Paulo Freire (1921-1997), que remonta aos diálogos com outro grande educador, José Martí (1853-1895), responsável pela construção da teoria pedagógica em solo cubano. A contribuição de José Martí ajudou a pensar uma ação educativa voltada à realidade de nossas escolas latino-americanas. O objetivo deste trabalho é apresentar as ideias de Martí sobre educação a partir de sua perspectiva apontada para a educação popular, para a emancipação em relação à colonização (no caso, espanhola) e para a conquista da autodeterminação dos cidadãos cubanos, dentre eles os escravizados negros. Ao mesmo tempo, pretende-se observar alguns pontos de convergência entre a obra de Martí e de Freire, na tentativa de aproximar os campos de conhecimento científico produzidos por eles, tendo como motor a prática da liberdade. Desse modo, a metodologia tem como base a análise dos livros Educação em nossa América – Textos selecionados de José Martí, e Educação como prática da liberdade, de Paulo Freire. Assim como Martí, Freire concebe a educação como uma prática para além das questões pedagógicas. Para o pedagogo brasileiro, revolução implica a consciente participação das massas.
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