José Martí e Paulo Freire: a educação como obra de infinito amor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25692%20

Palavras-chave:

José Martí, Paulo Freire, Educação Popular, Pedagogia Latino-americana

Resumo

A América Latina detém um espaço considerável no panorama pedagógico internacional, reconhecido hoje especialmente na obra do brasileiro Paulo Freire (1921-1997), que remonta aos diálogos com outro grande educador, José Martí (1853-1895), responsável pela construção da teoria pedagógica em solo cubano. A contribuição de José Martí ajudou a pensar uma ação educativa voltada à realidade de nossas escolas latino-americanas. O objetivo deste trabalho é apresentar as ideias de Martí sobre educação a partir de sua perspectiva apontada para a educação popular, para a emancipação em relação à colonização (no caso, espanhola) e para a conquista da autodeterminação dos cidadãos cubanos, dentre eles os escravizados negros. Ao mesmo tempo, pretende-se observar alguns pontos de convergência entre a obra de Martí e de Freire, na tentativa de aproximar os campos de conhecimento científico produzidos por eles, tendo como motor a prática da liberdade. Desse modo, a metodologia tem como base a análise dos livros Educação em nossa América – Textos selecionados de José Martí, e Educação como prática da liberdade, de Paulo Freire. Assim como Martí, Freire concebe a educação como uma prática para além das questões pedagógicas. Para o pedagogo brasileiro, revolução implica a consciente participação das massas.

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Biografia do Autor

Maristela Sena dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em História (UEMA) e graduanda da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Maranhão, Brasil.

Viviane de Oliveira Barbosa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) e em História (UFF); Docente da LIESAFRO e do PROFHISTÓRIA, na Universidade Federal do Maranhão; docente do curso de História e do PPGHIST, na Universidade Estadual do Maranhão, Maranhão, Brasil.

 

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Publicado

2025-10-09

Como Citar

Santos, M. S. dos ., & Barbosa, V. de O. (2025). José Martí e Paulo Freire: a educação como obra de infinito amor . Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 8(19), 65–78. https://doi.org/10.18764/2595-1033v8n19e25692