RACISMO NO BRASIL: algumas abordagens e reflexões teóricas

Autores

  • Zuila Ribeiro dos Santos Neta UFMA
  • Josenildo Campos Brussio UFMA
  • Daciléia Lima Ferreira UFRN
  • Helena Maria de Castro UFMA

Palavras-chave:

Racismo, conceitos, abordagens, complexidade.

Resumo

A pesquisa apresenta uma reflexão teórica sobre o racismo no Brasil, procurando identificar elementos históricos e culturais que permeiam a complexidade do tema no que tange aos conceitos, abordagens e categorias no panorama social brasileiro. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória-descritiva, em que realizamos uma breve análise de alguns autores sobre a construção histórica do racismo no Brasil. O referencial teórico centrou-se basicamente em autores como Andreas Houfbauer, Antônio Sérgio Guimarães, Antônio Olímpio de Santana, Kabenguele Munanga, entre outros. A revisão de literatura permitiu-nos refletir sobre a complexidade do processo histórico do racismo no Brasil e as diferentes abordagens, perspectivas e análises de compreensão sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zuila Ribeiro dos Santos Neta, UFMA

Licenciada em Ciências Humanas/Sociologia, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus São Bernardo – MA e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco. Especialização em Gestão e Planejamento Educacional no Instituto de Ensino Superior Franciscano. Professora das redes municipais de ensino dos municípios de São Bernardo e Santa Quitéria do Maranhão.

Josenildo Campos Brussio, UFMA

Professor Associado I do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/Campus de São Bernardo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC) e coordenador da linha de pesquisa 1: "Imaginário, Cultura e Meio Ambiente".

Daciléia Lima Ferreira, UFRN

Doutoranda em Ciências Sociais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob orientação do professor Dr. Gilmar Santana. Mestra em Cultura e Sociedade, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), pelo Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult). Especialização em Antropologia Brasileira pela Faculdade Única (MG). Graduação no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de São Bernardo.

Helena Maria de Castro, UFMA

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), Especialização em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), Mestrado em História Social e das Ideias pela Universidade de Brasília (2002) e Doutorado em História Cultural do Social pela Universidade de Brasília (2008). Tem experiência na área de História, com ênfase em Imaginário e Cotidiano. Leciona em Universidade Públicas e Particulares há mais de 20 anos, em diversos estados do país. Atualmente é professora na Universidade Federal do Maranhão lotada no Curso de Turismo. Desenvolve projeto de cooperação técnica entre a UFMA - Universidade Federal do Maranhão e a UFG Universidade de Goiás.

Referências

ALMEIDA, Glenda. No Brasil, preconceito sutil é mais forte e perpetua racismo, São Paulo, fev. 2011. Disponível em: http://www.usp.br/agen/?p=48558 Acesso em: 24/06/2015

BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São Bernardo - Aspectos Históricos, Geográficos e Econômicos. Disponível em < http://www.ibge.gov.br. Acesso em 18 de maio de 2016.

BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São Bernardo - Dados Populacionais e Aspectos Socioeconômicos. Disponível em < http://www.ibge.gov.br. Acesso em 18 de maio de 2016.

BOTOSSO, Tatiana. Racismo no Brasil. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2013/03/Tatiana-Botosso.pdf> Acesso em: 30/11/2015.

___________________________. Classes, raças e democracia. São Paulo. Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, Ed. 34, 2002.

D`ADESKY, Jacques. Pluralismo étnico e multiculturalismo: Racismos e Anti-racismos no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global, 2007.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. São Paulo: Global, 2013.

GUIMARÃES Antônio Sérgio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. Revista Novos Estudos N.° 43, Novembro de 1995. Disponível em: <http://novosestudos.org.br/v1/files/uploads/contents/77/20080626_racismo_e_anti_racismo.pdf>. Acesso em: 06/01/2016.

HENRIQUE, Carlos. Reconstrução: uma abordagem sócio-histórica sobre racismo à brasileira. Revista Urutágua – revista acadêmica multidisciplinar. Nº 12. Abr./Mai./Jun./Jul. – 2007 Quadrimestral – Maringá – Paraná – Brasil. Departamento de Ciências Sociais – Universidade Estadual de Maringá. Disponível em: <http://www.urutagua.uem.br/012/12henrique.pdf>. Acesso em: 06/01/2016.

HOLANDA, Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HOUFBAUER, Andreas. Raças, cultura e identidade e o “racismo à brasileira” (Org) BARBOSA Lúcia. São Carlos: Edufscar, 2003.

LOPES, Véra Neusa. Racismo, Preconceito e Discriminação. IN: MUNANGA Kabengele (Org). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

MUNANGA, Kabengele (Org). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global, 2002.

SANT`ANA, Antônio Olímpio. História e Conceitos Básicos sobre o Racismo e seus Derivados. In: MUNANGA, Kabengele (Org). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

TRINDADE, Azoilda Loretto da. O racismo no cotidiano escolar. Dissertação de mestrado. Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Estudos Avançados em Educação Departamento de Psicologia da Educação, Rio de Janeiro, 1994. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/8948/000304120.pdf?sequence=1> Acesso em: 06/01/2016.

VERÇOSA, Alzenite de Araújo. Racismo na escola: o silêncio fala mais alto. (Monografia) Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2012. Disponível em: <http://www.amde.ufop.br/tccs/Xapuri/Xapuri%20-%20Alzenite%20Vercosa.pdf> Acesso em: 30/11/2015.

ZYLBERSZTAJN, Joana. Cartilha de Direitos Humanos. São Paulo: C.D.H. – Centro de Direitos Humanos, 2005.

Downloads

Publicado

2021-10-09

Como Citar

Neta, Z. R. dos S., Brussio, J. C., Ferreira, D. L., & Castro, H. M. de. (2021). RACISMO NO BRASIL: algumas abordagens e reflexões teóricas. Infinitum: Revista Multidisciplinar, 4(6), 130–147. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/17852

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>