O MANGÁ COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA: Fullmetal Alchemist

Autores

  • Dineibergue Viana de Sousa UFMA
  • Josenildo Campos Brussio Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Mateus de Sá Barreto Barros UFMA
  • Ana Caroline Amorim Oliveira UFMA

Palavras-chave:

Mangá, Imaginário, Ferramenta Pedagógica.

Resumo

O estudo em foco consiste em uma análise sobre o mangá como ferramenta pedagógica em sala de aula no ensino de diversas áreas do conhecimento, tais como, a Filosofia, a História, a Geografia, a Biologia, a Química, a Física, etc. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo, na qual utilizamos o mangá Fullmetal Alchemist, de Hiromu Arakawa (2001-2010), para compreendemos suas contribuições com temas como transmutação da matéria, conflitos territoriais e religiosos e preconceito racial e religioso. Assim, este artigo está dividido em três sessões: na primeira, aborda-se o conceito e origem dos mangás. Na segunda sessão, fala-se sobre o que é o imaginário segundo Gilbert Durand e a classificação isotópica das imagens. Na terceira sessão, relata-se algumas possibilidades pedagógicas do uso de mangá na sala de aula, demonstrando a sua importância para o processo ensino-aprendizagem na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012), possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira - São Gonçalo/RJ (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/Campus de São Bernardo. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC), na linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente".

Mateus de Sá Barreto Barros, UFMA

Professor Adjunto do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão Campus São Bernardo. Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo-USP; mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; graduado em Turismo pela Universidade Tiradentes-UNIT. Dedica-se às áreas das humanidades relacionadas ao meio ambiente, a exemplo do turismo, geografia e história, atuando principalmente nos seguintes temas:história ambiental, ciência política, economia política internacional, economia do turismo, sobretudo às relações entre sociedade-natureza. Dedica-se a análise dos Projetos de Integração Física Regional, especialmente no que diz respeito a Mesoamérica, seus aspectos econômicos, políticos, turísticos. Possui projetos de pesquisa relacionados ao turismo de aventura e turismo rural, vinculado a perspectiva do turismo de base comunitária. 

Ana Caroline Amorim Oliveira, UFMA

Professora Adjunto-II de Sociologia da Universidade Federal do Maranhão-UFMA lotada no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas / Sociologia do Campus São Bernardo. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade-Pgcult (UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (CNPQ). Membro efetivo da Associação Portuguesa de Antropologia-APA. Membro Salsa- Sociedade de Antropologia das Terras Baixas da América do Sul desde 2019. Membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde 2020. Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo - USP (2018) com área de concentração em etnologia indígena. Possui Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2006).

Downloads

Publicado

2021-10-09

Como Citar

Sousa, D. V. de, Brussio, J. C., Barros, M. de S. B., & Oliveira, A. C. A. (2021). O MANGÁ COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA: Fullmetal Alchemist. Infinitum: Revista Multidisciplinar, 4(6), 43–68. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/16942

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>