ENTRE O VIDEOGAME E LITERATURA

um estudo de adaptação de GOD OF WAR II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n14.2024.19

Palavras-chave:

Videogame, Literatura, Narrativa, Adaptação, Novas mídias

Resumo

O presente artigo busca analisar o processo de adaptação de um jogo de videogame para um romance. O objeto analisado no estudo de caso foi o jogo God of War II e seu correspondente em formato de livro. Dentre os teóricos adotados para alicerçar o trabalho estão Joseph Campbell (2013), Christopher Vogler (2013), Linda Hutcheon (2013) e Dilson Devides (2018), entre outros necessários para compreensão da narrativa e seu processo adaptativo. A pesquisa bibliográfica e qualitativa averiguou que a transformação do videogame em romance foi possível dada a destreza do adaptador em entender sua liberdade criativa, o que possibilitou-lhe acrescentar ou suprimir aquilo que lhe conviesse para dar ao romance as características e aspectos que julgava necessário. Para tanto, foi possível apurar o uso da jornada do herói como principal recurso adaptativo. Constatou-se, também, a escassez de material sobre adaptação no vetor videogame-romance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Carllos Menezes Costa, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, campus Bacabal.

Dílson César Devides, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/ICHS - Câmpus Araguaia

Doutor em Letras - Estudos Literários pelo IBILCE/Unesp.

Mestre em Letras - Estudos Literários pela UFMS.

Graduado em Letras - português/espanhol pela UEPG.

Professor de Literatura no ICHS, UFMT, Câmpus ARAGUAIA

Referências

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 2013.

DEVIDES, Dílson César. ADAPTAÇÃO E ROTEIRO. Letras Escreve, Macapá, v. 8, n. 1, p. 437-464, 21 ago. 2018. Universidade Federal do Amapa. http://dx.doi.org/10.18468/letras.2018v8n1.p437-464. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/letras/article/view/4013. Acesso em: 29 set. 2023.

HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Trad. André Cechinel. 2. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2013.

VARDEMAN, Robert E. God of War II. Tradução de Caco Ishack. São Paulo: LeYa, 2013.

VOGLER, Christopher. A jornada do Escritor: Estrutura mítica para escritores. Tradução de Petê Rissatti. 3. ed. São Paulo: Aleph, 2015.

Downloads

Publicado

2024-11-17

Como Citar

COSTA, Emanuel Carllos Menezes; DEVIDES, Dílson César.
ENTRE O VIDEOGAME E LITERATURA: um estudo de adaptação de GOD OF WAR II
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 14, p. 4–40, 17 Nov 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/23105. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos