PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: o lúdico como elemento motivador

Autores

Palavras-chave:

Lúdico, Leitura, Escrita, Anos Iniciais, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo “Processo de aquisição da leitura e da escrita: o lúdico como elemento motivador”; temos como objetivo investigar em que termos atividades lúdicas podem auxiliar no processo de aprendizagem de alunos do primeiro ano do ensino fundamental, na identificação das vogais e das consoantes, bem como na leitura e na escrita de silabas e de palavras soltas. Com enfoque qualitativo, na modalidade pesquisa ação, foi construído um quadro teórico para compreensão dos achados oriundos da pesquisa. A coleta de dados, utilizamos fotografias, áudios, vídeos e caderno de campo para armazenar os momentos de interação entre os professores (regente e auxiliar) e os alunos. Os resultados apontam que práticas desenvolvidas por meio de atividades lúdicas favorecem as aprendizagens, através da criação de um ambiente dinâmico, possibilitando interação entre alunos e professores, potencializando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Brito Araújo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Aluna de Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML), Campus Ponta de Pedras, da Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Arthur Gonçalves Machado Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciado Pleno em Ciências com Habilitação em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará (1988/89), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2005) e Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2014). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) desde abril de 2010, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR ADJUNTO II. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA) - Mestrado Profissional. Também é docente da Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI) no Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores Professores e na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de formadores e de professores e processos de ensinar e aprender matemática na Educação Básica. . Atualmente em Estágio pós-Doutoral, na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita – UNESP/Campus Bauru, estado de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Nelson Pirola.

Maria Dulce Gonçalves Matos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC-MESTRADO), do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), UFPA( 2017).Especialista em Informática Educativa PUC- Minas (2001). Licenciatura em Matemática UFPA( 1997). Atualmente é professora atuando na Secretaria de Estado de Educação do Pará.

Cleuma Gonçalves Matos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1992), Especialização em docência do ensino superior (UFPA/1997), Especialização em gestão escolar (UFPA/2009), atualmente é servidora efetiva na Secretaria Executiva de Educação do Pará (SEDUC/PA), no cargo de professora AD-4 no Ensino Médio Regular no município de Uruará e servidora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Uruará, no cargo de professora de Licenciatura plena em Pedagogia no Ensino Fundamental, lotada em 2017 na função de orientação educacional. Além da docência, tem experiência na área de gestão escolar, coordenação pedagógica e orientação educacional.

Walkiria Teixeira Guimarães, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2017). Especialista em Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (2019). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, modelagem matemática, matemática e ensino.

Referências

BACELAR, V.L E, Ludicidade e Educação Infantil - Salvador: EDUFBA, 2009. Acesso em dezembro 2018 in https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/23789/1/LudicidadeEduca%C3%A7%C3%A3o

BITTENCOURT, Glaucimar Rodrigues; FERREIRA, Mariana Denise Moura. A importância do lúdico na alfabetização. Belém: Universidade de Unama, 2002. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, Universidade da Amazônia, Pará, 2002. Disponível em: www.editorarealize.com.br/.../Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_660_8f5c27c1. Acesso em 21/12/2018

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Base Nacional Comum Curricular (BNCC),2017. Lopes, J. R., Abreu, M.C.M, MATTOS, M. C.E - Caderno do educador : alfabetização e letramento 1 – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010 -- (Programa Escola Ativa).

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: conhecimento do mundo. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.

COSTA, Marta Morais da. Literatura, leitura a aprendizagem. 2ª edição. Editora IEDES, 2009. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-ludicidade-na-aquisicao-da-leitura/149668. Acesso em 2/12/2018.

FALABELO, R.N.O, Leitura e Escrita : Experiencias Teorico- metodológica em sala de aula; 2016, ACESSADO 12 de dezembro de 2018 in: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/download/8641935/9433

LUCKESI, Cipriano Carlos. Brincar: o que é brincar? Educação e Ludicidade, RD disciplinas/Gepel, disponível em:

MAGALHÃES, A.F.S.; JUNIOR, C.F.A. Ludicidade na aquisição da leitura e escrita: experiências e vivências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Campinas Grande, Editora Realize 2012.

MINAYO,Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

PEREIRA, R.S. LUDICIDADE, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO:UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CULTURAL Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB)ACESSADO IN; https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/download/8641935/9433

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa – ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

VIGOTISKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. Disponivel em editorarealize.com.br/revistas/.../884d79963bd8bc0ae9b13a1aa71add73_63_1160.pd... 1.

Downloads

Publicado

2021-03-21

Como Citar

ARAÚJO, Samara Brito; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves; MATOS, Maria Dulce Gonçalves; MATOS, Cleuma Gonçalves; GUIMARÃES, Walkiria Teixeira.
PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: o lúdico como elemento motivador
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 3, n. 5, p. 27–51, 21 Mar 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos