PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: o lúdico como elemento motivador
Mots-clés :
Lúdico, Leitura, Escrita, Anos Iniciais, Ensino FundamentalRésumé
Neste artigo “Processo de aquisição da leitura e da escrita: o lúdico como elemento motivador”; temos como objetivo investigar em que termos atividades lúdicas podem auxiliar no processo de aprendizagem de alunos do primeiro ano do ensino fundamental, na identificação das vogais e das consoantes, bem como na leitura e na escrita de silabas e de palavras soltas. Com enfoque qualitativo, na modalidade pesquisa ação, foi construído um quadro teórico para compreensão dos achados oriundos da pesquisa. A coleta de dados, utilizamos fotografias, áudios, vídeos e caderno de campo para armazenar os momentos de interação entre os professores (regente e auxiliar) e os alunos. Os resultados apontam que práticas desenvolvidas por meio de atividades lúdicas favorecem as aprendizagens, através da criação de um ambiente dinâmico, possibilitando interação entre alunos e professores, potencializando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social dos alunos.Téléchargements
Références
BACELAR, V.L E, Ludicidade e Educação Infantil - Salvador: EDUFBA, 2009. Acesso em dezembro 2018 in https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/23789/1/LudicidadeEduca%C3%A7%C3%A3o
BITTENCOURT, Glaucimar Rodrigues; FERREIRA, Mariana Denise Moura. A importância do lúdico na alfabetização. Belém: Universidade de Unama, 2002. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, Universidade da Amazônia, Pará, 2002. Disponível em: www.editorarealize.com.br/.../Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_660_8f5c27c1. Acesso em 21/12/2018
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Base Nacional Comum Curricular (BNCC),2017. Lopes, J. R., Abreu, M.C.M, MATTOS, M. C.E - Caderno do educador : alfabetização e letramento 1 – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010 -- (Programa Escola Ativa).
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: conhecimento do mundo. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.
COSTA, Marta Morais da. Literatura, leitura a aprendizagem. 2ª edição. Editora IEDES, 2009. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-ludicidade-na-aquisicao-da-leitura/149668. Acesso em 2/12/2018.
FALABELO, R.N.O, Leitura e Escrita : Experiencias Teorico- metodológica em sala de aula; 2016, ACESSADO 12 de dezembro de 2018 in: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/download/8641935/9433
LUCKESI, Cipriano Carlos. Brincar: o que é brincar? Educação e Ludicidade, RD disciplinas/Gepel, disponível em:
MAGALHÃES, A.F.S.; JUNIOR, C.F.A. Ludicidade na aquisição da leitura e escrita: experiências e vivências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Campinas Grande, Editora Realize 2012.
MINAYO,Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
PEREIRA, R.S. LUDICIDADE, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO:UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CULTURAL Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB)ACESSADO IN; https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/download/8641935/9433
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa – ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VIGOTISKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. Disponivel em editorarealize.com.br/revistas/.../884d79963bd8bc0ae9b13a1aa71add73_63_1160.pd... 1.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Samara Brito Araújo, Arthur Gonçalves Machado Júnior, Maria Dulce Gonçalves Matos, Cleuma Gonçalves Matos, Walkiria Teixeira Guimarães 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.