PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA: o lúdico como elemento motivador
Parole chiave:
Lúdico, Leitura, Escrita, Anos Iniciais, Ensino FundamentalAbstract
Neste artigo “Processo de aquisição da leitura e da escrita: o lúdico como elemento motivador”; temos como objetivo investigar em que termos atividades lúdicas podem auxiliar no processo de aprendizagem de alunos do primeiro ano do ensino fundamental, na identificação das vogais e das consoantes, bem como na leitura e na escrita de silabas e de palavras soltas. Com enfoque qualitativo, na modalidade pesquisa ação, foi construído um quadro teórico para compreensão dos achados oriundos da pesquisa. A coleta de dados, utilizamos fotografias, áudios, vídeos e caderno de campo para armazenar os momentos de interação entre os professores (regente e auxiliar) e os alunos. Os resultados apontam que práticas desenvolvidas por meio de atividades lúdicas favorecem as aprendizagens, através da criação de um ambiente dinâmico, possibilitando interação entre alunos e professores, potencializando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social dos alunos.Downloads
Riferimenti bibliografici
BACELAR, V.L E, Ludicidade e Educação Infantil - Salvador: EDUFBA, 2009. Acesso em dezembro 2018 in https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/23789/1/LudicidadeEduca%C3%A7%C3%A3o
BITTENCOURT, Glaucimar Rodrigues; FERREIRA, Mariana Denise Moura. A importância do lúdico na alfabetização. Belém: Universidade de Unama, 2002. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, Universidade da Amazônia, Pará, 2002. Disponível em: www.editorarealize.com.br/.../Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_660_8f5c27c1. Acesso em 21/12/2018
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Base Nacional Comum Curricular (BNCC),2017. Lopes, J. R., Abreu, M.C.M, MATTOS, M. C.E - Caderno do educador : alfabetização e letramento 1 – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010 -- (Programa Escola Ativa).
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: conhecimento do mundo. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.
COSTA, Marta Morais da. Literatura, leitura a aprendizagem. 2ª edição. Editora IEDES, 2009. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-ludicidade-na-aquisicao-da-leitura/149668. Acesso em 2/12/2018.
FALABELO, R.N.O, Leitura e Escrita : Experiencias Teorico- metodológica em sala de aula; 2016, ACESSADO 12 de dezembro de 2018 in: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/download/8641935/9433
LUCKESI, Cipriano Carlos. Brincar: o que é brincar? Educação e Ludicidade, RD disciplinas/Gepel, disponível em:
MAGALHÃES, A.F.S.; JUNIOR, C.F.A. Ludicidade na aquisição da leitura e escrita: experiências e vivências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Campinas Grande, Editora Realize 2012.
MINAYO,Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
PEREIRA, R.S. LUDICIDADE, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO:UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E CULTURAL Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB)ACESSADO IN; https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/download/8641935/9433
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa – ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VIGOTISKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987. Disponivel em editorarealize.com.br/revistas/.../884d79963bd8bc0ae9b13a1aa71add73_63_1160.pd... 1.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Samara Brito Araújo, Arthur Gonçalves Machado Júnior, Maria Dulce Gonçalves Matos, Cleuma Gonçalves Matos, Walkiria Teixeira Guimarães
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.