Alguns reflexos da legislação brasileira na Formação de Professores no nível elementar catarinense, 1946-1996

Autores

  • Jonathan Machado Domingues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Iara Zimmer Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

História da Educação. Magistério. Santa Catarina.

Resumo

Este artigo tem por objetivo elucidar ponderações a respeito de uma história da formação de professores catarinenses, a partir dos reflexos da legislação brasileira em Santa Catarina, no período de 1946-1996. O questionamento que orientou a presente escrita foi: O que podemos dizer sobre a história da formação de professores de Santa Catarina no nível elementar (1946-1996) vista nos documentos normativos? O referencial teórico metodológico utiliza-sede conceitos provindos da História (CERTEAU, 2017; BLOCH, 2001). Como resultado, infere-se que o estado de Santa Catarina se encontrava em diálogo em termo nacional, em relação à formação de professores, e além do mais, evidencia-se a importância da legislação como empiria nas pesquisas, em virtude da possibilidade da compreensão das transformações e permanências históricas no magistério catarinense.

Some reflections of Brazilian legislation on Teacher Education at the elementary level of Santa Catarina, 1946-1996

Abstract

This article aims to present a survey of the productions already carried out regarding the training of teachers from Santa Catarina, in order to reflect about the question was guided over space-time, from the reflections of Brazilian legislation in Santa Catarina, in the 1946-1996 period. The question that guided this writing was: What can we say about the history of teacher training in Santa Catarina at the elementary level (1946-1996) seen in the normative documents? The theoretical methodological framework concepts derived from History. As a result, it is inferred that the state of Santa Catarina was in dialogue in national terms, in relation to teacher training, and moreover, the importance of legislation as an empiric in research is evident, due to the possibility of understanding of historical transformations and permanences in the teaching of Santa Catarina.


Keywords: History of Education. Magisterium. Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Iara Zimmer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pela PUC/SP. Professora do Colégio de Aplicação da UFSC

Referências

AGUIAR, L. C. Uma reflexão sobre o sentido da Formação do Professor na Escola Normal em Santa Catarina. In: XXIII Simpósio Brasileiro / V Congresso Luso-Brasileiro/ I

Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, v. 16, p. 1-16, 2013. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/LeticiaCarneiroAguiar-ComunicacaoOral-int.pdf.

Acesso em: 13 dez. 2018.

ANTUNES, I. C. B.; BANDEIRA, R. O.; SILVA, T. S. A reforma universitária de 1968 e as transformações nas instituições de ensino superior. In: XIX Semana de Humanidades,

, Natal. XVIII Semana de Humanidades, 2011. Disponível em: http://www.cchla.ufrn.br/shXIX/anais/GT29/A%20REFORMA%20UNIVERSIT%C1RIA%20DE%201968%20E%20AS%20TRANSFORMA%C7%D5ES%20NAS%20INSTITUI%C7%D5ES%20DE%20ENSINO%20SUPERIOR.pdf.

Acesso em: 13 dez. 2018.

BEIRITH, Â. As escolas isoladas de Florianópolis no contexto da regulamentação do ensino primário (1946-1956). Revista Linhas, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 156-168,

jul./dez. 2009. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1415. Acesso em: 13 dez. 2018.

BLOCH, M. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BORER, V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans) formação:

tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

BRASIL. Decreto n. 62.024 de 29 de dezembro de 1967. Institui Comissão Especial para propor medidas relacionadas com os problemas estudantis. Diário Oficial da União,

Brasília, DF, 29 de dez. 1967.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 de dez. 1996.

CAMPELO, C. L. F. Reforma Capanema e Reforma Mendonça Filho: primeiras aproximações. VIII Jornada Internacional Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão,

– 25 de agosto de 2017. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo13/reformacapanemaereformamendoncafilhoprimeirasaproximacoes.pdf.

Acesso em: 13 dez. 2018.

CARVALHO, M. M. C. Reformas da Instrução Pública. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G.. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2017.

CHAGAS, V. O Ensino de 1º e 2º graus: antes; agora; e depois? São Paulo: Saraiva, 1978.

COSTA, D. A.; SOUZA, T. S. Contribuições para uma história da educação matemática em Santa Catarina: a modernização da aritmética na reforma Orestes Guimarães

(1910-1914). Revista História da Educação, v. 20, n. 49, p. 49-64, mai./ago., 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/59428/pdf.

Acesso em: 13 dez. 2018.

CUNHA, L. A. Ensino Superior e Universidade no Brasil. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

DANIEL, L. S. Por uma psico-sociologia educacional: a contribuição de João Roberto Moreira para o processo de constituição científica da Pedagogia nos cursos de

formação de professores catarinenses nos anos de 1930 e 1940. 2003. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, – Florianópolis,

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86548. Acesso em: 13 dez. 2018.

DANTAS, J. S. O modelo curricular da lei 5.692/1971 durante a ditadura militar para o curso de magistério e suas implicações na formação docente no Brasil e em Santa

Catarina. Revista Reflexão e Ação, v. 23, n. 2, p. 97-121, jul./out. 2015. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5880.

Acesso em: 13 dez. 2018.

FIORI, N. A. Ensino Público em Santa Catarina [Relatório técnico]. 1974. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111458. Acesso em: 13 dez. 2018.

FURTADO, A. C.; SCHELBAUER, A. R.; SÁ, E. F. Escola primária rural: caminhos percorridos pelos estados de Mato Grosso e Paraná (1930-1961). In: SOUZA, R. F.; PINHEIRO,

A. C. F.; LOPES, A. P. C. (Orgs.). História da escola primária no Brasil: investigação em perspectiva comparada em âmbito nacional. Aracaju: Edise, 2015.

GHIZONI, L. D. Absenteísmo e Plantão Pedagógico no Instituto Estadual De Educação. 2002. 99f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade

Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106530. Acesso em: 13 dez. 2018.

GODOI, A. J.; COSTA, D. A. Uma aritmética em cadernos escolares: marcas do Movimento da Matemática Moderna. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 429-443, 2019.

HOFSTETTER, R., SCHNEUWLY, B., & FREYMOND, M. “Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação” – A irresistível institucionalização do

expert em educação (século XIX e XX). In: HOFSTETTER, R., & VALENTE, W. R. [Orgs.] Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. 1. ed.

São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. Coleção Contextos da Ciência.

LUNKES, M. E. Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina: 1892 a 1950. 162f.

Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212893. Acesso em: 13 dez. 2018.

MOREIRA, J. R. A educação em Santa Catarina: Sinopse apreciativa sobre a administração, as origens e a difusão do sistema estadual de ensino. Rio de Janeiro:

MEC/INEP/CILEME, 1954.

NOVAES, M. E. Professora Primária: Mestra ou Tia. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1992.

ROCCO, C. M. K. Práticas e discursos: análise histórica dos materiais didáticos no ensino de geometria. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade

Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103265.

Acesso em: 13 dez. 2018.

ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis: Vozes, 1982.

SANTA CATARINA. Decreto n. 713,05 de janeiro de 1935. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado, 1935a. Acervo: APESC. Disponível em:

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133656. Acesso em: 13 dez. 2018.

SANTA CATARINA. Secretaria do Interior e Justiça. Departamento de Educação. Circular n. 32, de 26 de setembro de 1935 – recomenda para as bibliotecas dos Grupos Escolares

a compra de livros da Companhia Editora Nacional, sob direção de Fernando de Azevedo – Série III – Atualidades Pedagógicas. Circulares de 1930-1941. Florianópolis:

Imprensa Oficial, 1935b.

SANTA CATARINA. Mensagem à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1936. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado, 1936. Acervo: APESC. Disponível em:

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/133270. Acesso em: 13 dez. 2018.

SANTA CATARINA. Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Diário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, imprensa Oficial, l948.

SANTA CATARINA. Lei n° 5.205 de 28 de novembro de 1975. Santa Catarina, 1975.

SANTA CATARINA. Secretaria da Educação e Cultura. Projeto Reformulação de Currículos/ Plano Operativo MEC/DEM – 77. Caracterização do profissional do magistério de

ª a 4ª série – 1º grau. – Florianópolis: Unidade Operacional de Ensino, 1978.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14,

n. 40, p. 143-155, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 13 dez. 2018.

SCHEIBE, L. A formação de professores no Brasil: a herança histórica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 41-53, jan./dez. 2008. Disponível em:

https://www.cnte.org.br/images/stories/2012/revista_retratosdaescola_02_03_2008_formacao_professores.pdf. Acesso em: 13 dez. 2018.

SCHENA, V. A.; COROSQUE, T.; FREITAS; M. A formação de professores nas décadas de 60 a 90: contextualizando as escolas isoladas de porto união - SC. In: Anais...

IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade E Educação. VI Seminário Internacional Sobre Profissionalização Docente: Formação de Professores,

Contextos, Sentidos e Práticas, 2017, Curitiba - PR. Anais... 2017.

SOUZA, T. S. Entre o Ensino ativo e a escola ativa: os métodos de ensino de aritmética nos Grupos Escolares catarinenses (1910-1946). 2016. 233f. Dissertação

(Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160937.

Acesso em: 13 dez. 2018.

TEIVE, G. M. G. “Uma vez normalista, sempre normalista”: cultura escolar e produção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense – 1911/1935). Florianópolis: Insular, 2008.

VICENTINI, P. P.; LUGLI, R. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.

VIDAL, D. G. “A docência” como uma experiência coletiva: questões para debate”. In: DALBEN, Â. I. L. F.; PEREIRA, J. E. D.; LEAL, L. F. V.; SANTOS, L. L. C. P. (Org.)

Convergência e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Didática formação de professores e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

VIEIRA, K. S. No compasso do moderno: o curso normal do instituto estadual de educação de Santa Catarina (anos de 1960). 2014. 168 f. Dissertação (Mestrado em quê?) -

Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/151/karin_sewald_vieira.pdf.

Acesso em: 13 dez. 2018.

Downloads

Publicado

2021-03-13

Como Citar

DOMINGUES, Jonathan Machado; ZIMMER, Iara.
Alguns reflexos da legislação brasileira na Formação de Professores no nível elementar catarinense, 1946-1996
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 5, n. 1, p. 84–100, 13 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15757. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos