Alguns reflexos da legislação brasileira na Formação de Professores no nível elementar catarinense, 1946-1996

Autores

  • Jonathan Machado Domingues Universidade Federal de Santa Catarina
  • Iara Zimmer Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

História da Educação. Magistério. Santa Catarina.

Resumo

Este artigo tem por objetivo elucidar ponderações a respeito de uma história da formação de professores catarinenses, a partir dos reflexos da legislação brasileira em Santa Catarina, no período de 1946-1996. O questionamento que orientou a presente escrita foi: O que podemos dizer sobre a história da formação de professores de Santa Catarina no nível elementar (1946-1996) vista nos documentos normativos? O referencial teórico metodológico utiliza-sede conceitos provindos da História (CERTEAU, 2017; BLOCH, 2001). Como resultado, infere-se que o estado de Santa Catarina se encontrava em diálogo em termo nacional, em relação à formação de professores, e além do mais, evidencia-se a importância da legislação como empiria nas pesquisas, em virtude da possibilidade da compreensão das transformações e permanências históricas no magistério catarinense.

Some reflections of Brazilian legislation on Teacher Education at the elementary level of Santa Catarina, 1946-1996

Abstract

This article aims to present a survey of the productions already carried out regarding the training of teachers from Santa Catarina, in order to reflect about the question was guided over space-time, from the reflections of Brazilian legislation in Santa Catarina, in the 1946-1996 period. The question that guided this writing was: What can we say about the history of teacher training in Santa Catarina at the elementary level (1946-1996) seen in the normative documents? The theoretical methodological framework concepts derived from History. As a result, it is inferred that the state of Santa Catarina was in dialogue in national terms, in relation to teacher training, and moreover, the importance of legislation as an empiric in research is evident, due to the possibility of understanding of historical transformations and permanences in the teaching of Santa Catarina.


Keywords: History of Education. Magisterium. Santa Catarina.

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Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Iara Zimmer, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pela PUC/SP. Professora do Colégio de Aplicação da UFSC

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Acesso em: 13 dez. 2018.

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Publicado

2021-03-13

Como Citar

DOMINGUES, Jonathan Machado; ZIMMER, Iara.
Alguns reflexos da legislação brasileira na Formação de Professores no nível elementar catarinense, 1946-1996
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 5, n. 1, p. 84–100, 13 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15757. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos