Contribuições de atividades experimentais investigativas para desenvolver habilidades científicas em um grupo de licenciandos de Física e Química

Autores

  • Lucenir da Silva Frazão Universidade Federal do Amazonas e Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas
  • Ettore Paredes Antunes Universidade Federal do Amazonas- Departamento de Química
  • Marta Silva Dos Santos Gusmão Universidade Federal do Amazonas - Departamento de Física

Palavras-chave:

Atividade investigativa. Habilidade científica. Formação de professor. Experimento

Resumo

O presente artigo busca identificar possíveis contribuições das atividades experimentais investigativas para o desenvolvimento de habilidades científicas de coletar, analisar e comunicar ideias em licenciandos de Física e Química. A pesquisa de caráter qualitativo teve a participação do pesquisador em todas as etapas da investigação que se desenvolveu por meio de uma oficina com experimentos investigativos, conforme a proposta de Kasseboehmer e seus colaboradores (2015). As etapas da pesquisa envolveram o planejamento, a execução e a avaliação das atividades experimentais de 20 discentes de graduação da UFAM. A coleta de dados ocorreu por intermédio de atividades escritas referentes às investigações experimentais realizadas e entrevistas com os participantes. As atividades escritas foram analisadas por rubricas e as entrevistas pela Análise Textual Discursiva. Constatamos que as atividades experimentais investigativas possuem potencial promissor para desenvolver as habilidades científicas analisadas neste trabalho, podendo ser útil no desenvolvimento das habilidades exigidas na formação do futuro docente.

Contributions of investigative experimental activities to develop scientific abilities in a group of Physics and Chemistry undergraduates

Abstract

This article seeks to identify possible contributions of experimental investigative activities to the development of scientific abilities of collecting, analyzing and communicating ideas in Physics and Chemistry graduates. The qualitative research had the participation of the researcher in all stages of the investigation, which was developed by means of a workshop with investigative experiments, according to the proposal of Kasseboehmer and his collaborators (2015). The research stages involved the planning, execution and evaluation of the experimental activities of 20 undergraduate students at UFAM. Data collection took place through written activities related to the execution of experimental investigations as well as interview with the participants. The written activities were analyzed by rubrics and the interviews by the Discursive Textual Analysis. We verified that experimental investigative activities have a promising potential to develop the scientific abilities analyzed in this work, and they may be useful in developing the required skills in relation to training future teachers.


Keywords: Investigative activity. Scientific abilities. Teacher training. Experiment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucenir da Silva Frazão, Universidade Federal do Amazonas e Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas

Licenciado em Química- UEA (2010), Professor da rede estadual de Educação do Amazonas (2011), Mestre em Ensino de Ciências e matemática - UFAM(2020).

Ettore Paredes Antunes, Universidade Federal do Amazonas- Departamento de Química

Químico, mestre em Química (Físico-Química) e Doutor em Química na área de Ensino de Química. Atualmente docente na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Manaus. Têm interesse em pesquisas na intersecção entre as áreas da História, Filosofia, Psicologia e Sociologia da Ciência e o Ensino de Química e também em Metodologias Ativas para o Ensino de Química, como a Metodologia Investigativa. Atualmente é colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da UFAM.

Marta Silva Dos Santos Gusmão, Universidade Federal do Amazonas - Departamento de Física

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas (1984), graduação em Tecnologia em Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas (UTAM-1984), mestrado em Física Básica pelo Instituto de Física de São Carlos - USP (1989) e doutorado em Física pela University of Tennessee (1996, USA), Pós-Doutorado em 2016, em Denton, TX, USA. Atualmente, é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Foi coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Física da UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Ensino Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada com ênfase em Propriedades Semicondutores utilizando DFA, e atualmente, estuda argilas minerais com substituição química de seus constituintes para aplicações tecnológicas. Membro permanente do mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de pós-graduação de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). foi Avaliadora no PNDL de Física em 2012 e 2015. Atua na área de Formação de Professores e na Novas Tecnologias para o Ensino de Ciências. Foi coordenadora de Física do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/UFAM), de 2007 a 2014, coordenou mais 60 bolsistas em 4 Escolas Estaduais do Estado do Amazonas.

Referências

AZEVEDO, M.C.P.S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, v. 3, p. 19-33, 2004.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de janeiro: Contraponto, 1996.

BASTOS, A. P. S. Potenciais Problemas Significadores em aulas investigativas: contribuições da perspectiva histórico-cultural. Tese Doutorado. Universidade de São Paulo, 2017.

BECKER, F. Ensino e Pesquisa: qual a relação? In: BECKER, F.; MARQUES, T. B. I. (Org.). Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação. Cap. 1, 2010. p. 11-20.

BRASIL, M. E. C. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores: Base Nacional Comum para a Formação. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2019.

BRASIL, M. E. C. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRASIL, M. E. C. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília:

MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 3, p. 291-313, 2002.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. Coleção Questões da nossa época, v. 28. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CARVALHO, A. M. P. O. ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. et al. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p.1-20.

CRESWELL, L. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto.3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. Tradução Magda Lopes

CARMO, A. B.; CARVALHO, A. M. P. Iniciando os estudantes na matemática da física através de aulas experimentais investigativas. Encontro de pesquisa em ensino de Física, v. 10, 2006.

DEMO, P. Educação científica. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v.1, n.1, p.02-22, 2014.

ETKINA, E. et al. Scientific abilities and their assessment. Physical Review Special Topics – Physics Education Research, APS, v.2, n.2, p. 020103, 2006.

ETKINA, E.; KARELINA, A.; RUIBAL-VILLASENOR, M. How long does it take? A study of student acquisition of scientific abilities. Physical Review Special Topics – Physics Education Research, APS, v. 4, n.2, p.020108, 2008.

FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. 1. ed. São Paulo, SP: Saraiva Educação, 2018.

GIBIN, G. B. Atividades experimentais investigativas como contribuição ao desenvolvimento de modelos mentais de conceitos químicos. Tese Doutorado em Ciências. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

KASSEBOEHMER, A. C. O método investigativo em aulas teóricas de Química: estudo das condições da formação do espírito científico. Tese de Doutorado em Ciências-Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.

KASSEBOEHMER, A. C.; HARTWIG, D. R.; FERREIRA, L. H. Contém Química 2: Pensar, fazer e aprender pelo método investigativo. São Carlos: Pedro e João, 2015.

LEMKE, J. L. Teaching all the languages of science: Words, symbols, images, and actions. In: Conference on science education in Barcelona. Barcelona, 1998.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva.3.ed. Ijuí:Unijuí, 2016.

PÉREZ, D. G. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação (Bauru), SciELO Brasil, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem Medo de Errar. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em Foco. Ijuí: Ed. Unijuí. Cap. 9, 2010. p. 231-261.

WAGNER, T. The global achievement gap: Why even our best schools don’t teach the new survival skills our children need-and what we can do about it. New York: Basic Books, 2010.

ZOMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Universidade Federal de Minas Gerais, v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011.

Downloads

Publicado

2021-03-13

Como Citar

FRAZÃO, Lucenir da Silva; ANTUNES, Ettore Paredes; DOS SANTOS GUSMÃO, Marta Silva.
Contribuições de atividades experimentais investigativas para desenvolver habilidades científicas em um grupo de licenciandos de Física e Química
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 5, n. 2, p. 1–20, 13 Mar 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/15075. Acesso em: 13 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos