AÇÕES DE MARKETING PARA INTRODUÇÃO DE UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
no contexto da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.18764/2526-6160v22n2.2023.16Parole chiave:
Ações de marketing, revista científica, Ciência da InformaçãoAbstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar as soluções e encaminhamentos em marketing desenvolvidos na introdução de uma revista de divulgação científica universitária em Ciência da Informação. No percurso teórico apresenta a
compreensão de Marketing e Ciclo de vida de produtos e serviços. Nos procedimentos metodológicos, descreve aspectos do relato de experiência, utilizando da pesquisa ação. Como resultado, apresenta onze ações de marketing desenvolvidas. Nas considerações finais, aponta que as ações planejadas e apresentadas foram práticas
possíveis considerando as condições e recursos disponíveis, e que para melhorá-las é importante o apoio de patrocinadores e financiadores.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AARAÚJO, R. F. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 67–84, jul. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2402. Acesso em: 22 abr. 2023.
ARAÚJO, P. C.; NOBRE, R. S.; FREITAS, M. C. D. Ações de marketing científico digital das revistas vinculadas aos programas de pós-graduação em ciência da informação, e em gestão da informação, no Brasil. Convergência em Ciência da Informação. Sergipe, v. 5, p. 1-26, 2022. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/16881. Acesso em: 22 abr. 2023.
ARAÚJO, R. F. et al. Marketing científico digital e práticas de comunicação e divulgação de portais de periódicos: notas de uma primeira incursão. In: SILVEIRA, L.; SILVA, F. C. C. (org.). Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas. Florianópolis: BU Publicações/UFSC: Edições do Bosque/UFSC, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/978-65-87206-08-0/7. Acesso em: 22 abr. 2023.
JONES, A.; MALCZYK, A.; BENEKE, J. Internet Marketing: a highly practical guide to every aspect of internet marketing. Textbook. University of Cape Town. 2011. Disponível em: https://open.uct.ac.za/handle/11427/4154. Acesso em: 22 abr. 2023.
LAS CASAS, A. L. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa. 6. ed. São Paulo: Grupo GEN, 2011. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522483099/. Acesso em: 23 abr. 2023.
LIMEIRA, T. M. V. Administração de produtos. In: DIAS, S. R. (coord.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2010. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502126725. Acesso em: 23 abr. 2023.
LUDOVICO, N. (org.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2013.
NEVES, B. C.; SANTANA, R. D.; GOMES, D. V. A. Marketing Digital na Recuperação da Informação: técnicas de SEO para visibilidade de periódico científico. Páginas A&B: arquivos e bibliotecas, Portugal, v. 14, n. 3, p. 133-143, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21747/21836671/pag14a9. Acesso em: 22 abr. 2023.
NEWMAN, N. The resurgence and importance of email newsletters. In: NEWMAN, N. et al. Digital News Report. [New York]: Reuters Institute, 2020. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2020-06/DNR_2020_FINAL.pdf. Acesso em: 22 abr. 2023.
ORTIGOSA DELGADO, M .T.; DOMÍNGUEZ FERNÁNDEZ, C.; BUSTAMANTE RODRÍGUEZ, A. T. Guía para la elaboración de un plan de social media para bibliotecas. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, Año 34, n. 118, p. 95-113, 2019. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7222518. Acesso em: 22 abr. 2023.
POLIZEI, Eder. Plano de Marketing. 2a ed. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2013. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522114726/. Acesso em: 23 abr. 2023.
PRADO, J. M. K.; PINTO, A. L. Planejamento de marketing para periódicos científicos de acesso aberto. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 375–400, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.19132/1808-5245273.375-400. Acesso em: 22 abr. 2023.
SILVEIRA, L.; SILVA, F. C. C. (org.). Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas. Florianópolis: BU Publicações/UFSC: Edições do Bosque/UFSC, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/978-65-87206-08-0/7 Acesso em: 22 abr. 2023
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443–466, set. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009. Acesso em: 24 abr. 2023.
TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec Editora, 2009.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.