ANALIZANDO LOS EDITORIALES DE UN PERIÓDICO PERUANO
DOI :
https://doi.org/10.18764/2526-6160v21n1.2022.1Mots-clés :
Perú, elecciones presidenciales, minería de textos, El Comercio, editorialesRésumé
Se analiza los editoriales del periódico peruano “El Comercio” publicados del 5 de mayo al 6 de junio de 2021, fechas en las que se llevaron a cabo las campañas políticas de la segunda vuelta electoral para ocupar la presidencia del Perú. Se pretende obtener información relevante para entender el uso de las terminologías comunicadas a través del lenguaje escrito en ese periódico. La importancia de realizar este tipo de estudio radica en el potencial que tiene la teoría de las representaciones sociales para colocar al investigador frente a la visión que tienen los sujetos, que construyen y comunican los embates antagónicos de la realidad social nacional.
Téléchargements
Références
BASTIN, G.; BOUCHET-VALAT, M. Media corpora, text mining, and the sociological imagination-a free software text mining approach to the framing of Julian Assange by three news agencies using R. Temis. Bulletin of Sociological Methodology, [s. l.], v. 122, n. 1, p. 5-25, 2014.
CÁRDENAS NEIRA, C.; CABALIN, C.; MONTERO, L. Análisis crítico de editoriales y su influencia en la conformación de políticas sobre la calidad de la educación en Chile: los casos de La Tercera y El Mercurio. Estudios Pedagógicos, Valdivia, v. 43, n. 1, p. 19-39, 2017.
EBERWEIN, T.; PORLEZZA, C.; SPLENDOR, S. Media as political actor. In: MAZZOLENI, G. (ed.). The international encyclopedia of political communication. London: Wiley-Blackwell, 2015. p. 1-9.
FORTUNY, E. J. D.; DE SMEDT, T.; MARTENS, D.; DAELEMANS, W. Media coverage in times of political crisis: a text mining approach. Expert Systems with Applications, [s. l.], v. 39, n. 14, p. 11616-11622, 2012.
KANEKO, T.; ASANO, T.; HIROFUMI, M. Estimating ideal points of newspapers from editorial texts. The International Journal of Press/Politics, [s. l.], v. 26, n. 3, p. 719-742, 2021.
LAZARIDOU, K.; KRESTEL, R.; NAUMANN, F. Identifying media bias by analyzing reported speech. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON DATA MINING, 18-21 nov. 2017, New Orleans. Proceedings […]. New Orleans: IEEE, 2017. p. 943-948.
LINARES RODRIGUEZ, V.; PANIAGUA SANTAMARIA, P.; ABEJÓN MENDOZA, P. La matriz de la opinión en los periódicos: el artículo editorial. Sphera pública, [s. l.], v. 1, n. 14, p. 142-173, 2014.
LÓPEZ ARROYO, A. El artículo editorial como texto argumentativo: un estudio del género periodístico más razonador a la luz de la teoría de la argumentación. 2016. 266 f. Tesis (Doctorado en Ciencias de la Información) − Facultad de Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2016.
MELTZER, K. Newspaper Editorial Boards and the Practice of Endorsing Candidates for Political Office in the United States. Journalism, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 83-103, 2007. Disponível em: http://jou.sagepub.com/cgi/doi/10.1177/1464884907072422. Acesso em : 13 abr. 2021.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2003.
NAVA, M.; MARQUES, F. P. J. From “leftist” to “president”: journalism and editorial coverage of Brazil’s Lula in five elections. Journalism Practice, [s. l.], v. 13, n. 10, p. 1200-1221, 2019. DOI: 10.1080/17512786.2019.1587640
ZUBIETA PACCO, R. Pedro Castillo. El Comercio, Lima, 13 abr. 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.