PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NAS VOZES DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Abstract
As atuais mudanças do mundo contemporâneo, principalmente, no que se refere ao constante e ininterrupto avanço da ciência e das novas tecnologias afetaram, consideravelmente, as práticas de linguagem em suas múltiplas dimensões. Nesse sentido, as novas perspectivas teórica, prática e metodológica dos estudos linguísticos evidenciam novos questionamentos, dilemas, desafios, novas possibilidades ao ensino de línguas/linguagens face às práticas sociais e culturais mais amplas. Isso posto, indaga-se neste estudo: consoante as mudanças produzidas nas diferentes esferas da vida e do trabalho pela necessidade de afastamento social em virtude da pandemia da Covid-19, quais práticas de letramento os/as docentes da área de linguagem têm se apropriado no contexto da educação remota? A pesquisa inscreve-se nos princípios do método de pesquisa qualitativa, em conjunto com uso de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas por meio de tecnologias e aplicativos digitais. Os dados da pesquisa apontam que as práticas de letramento em tempo de afastamento social são necessárias para empoderamento dos/as alunos/os no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, quanto maior uso das tecnologias digitais verticalmente pelos profissionais de educação menos ocorrem interações e participações dos/as alunos/as. Porém quanto mais o profissional da educação busca usar o contexto dos/as alunos mais ocorrem a reciprocidade, a interação, a participação, a cooperação entre professor/a e aluno/a nas aulas remotas, pois somente assim, as práticas de letramento de linguagem serão reflexivas, inclusivas e libertadoras.
Downloads
References
ARRUDA, Eucidio Pimenta. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmREDE Revista de educação a distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: . Acesso em: 8 jun. 2020.
BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem no mundo digital. In: _______. (Orgs). Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BUZATO, Marcelo El Khouri. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 38 maio/ago. 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/10.pdf>. Acesso em: 11 jul 2020.
DUARTE, Rosalia. Pesquisa qualitativa: Reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, março/2002 Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, março/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742002000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 16 nov. 2019.
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2020.
FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista Belo Horizonte | v.26 | n.03 | p.335-352 | dez. 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17.pdf>. Acesso em: 13 jul 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo (1921). Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire; [tradução de Kátia de Mello e silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. – São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
GARCIA, Tânia Cristina Meira; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; ZAROS, Lilian Giotto; RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. Natal: SEDIS/UFRN, 2020. Disponível em: < https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/571151/4/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_2.pdf>. Acesso em: 29 jul. 2020.
JORDÃO, Clarissa Menezes. (Org.) A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
LAGARES, Xoán Carlos. Qual política linguística? Desafios glotopoliticos contemporâneos. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2018.
MATTOS, Andréa Machado de Almeida. Novos Letramentos: perspectivas atuais para o ensino de inglês como língua estrangeira. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 17/1, p. 102-129, jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2020.
MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade. Reimpressão. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, nº 25, jan./fev./mar./abr., 2004, p. 5-17. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2020.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros / Magda Soares. - 3. ed. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. Disponível em: . Acesso em: 13 jul 2020.
SILVA, Albina Pereira de Pinho; SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; MACIEL, Ruberval Franco. Práticas multiletradas potencializadas como uso das tecnologias digitais no contexto do profletras/região Centro-Oeste. Forum lingüístic., Florianópolis, v.17, n.2, p.4 878 - 4 8 9 4 , abr./jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2020v17n2p4878/44094>. Acesso em: 16 ag. 2020.
STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filol. lingüíst. port., n. 8, p. 465-488, 2006. Disponível em: file:///C:/Users/Master/Downloads/59767-Texto%20do%20artigo%20sem%20identifica%C3%A7%C3%A3o-77204-1-10-20130809%20(1).pdf. Acesso em: 12 maio 2020.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Afluente: Revista de Letras e Linguística
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.