PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NAS VOZES DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Francisco José Gomes Pereira UNEMAT
  • Albina Pereira Pinho Silva UNEMAT
  • Leandra Ines Seganfredo Santos UNEMAT

Resumo

As atuais mudanças do mundo contemporâneo, principalmente, no que se refere ao constante e ininterrupto avanço da ciência e das novas tecnologias afetaram, consideravelmente, as práticas de linguagem em suas múltiplas dimensões. Nesse sentido, as novas perspectivas teórica, prática e metodológica dos estudos linguísticos evidenciam novos questionamentos, dilemas, desafios, novas possibilidades ao ensino de línguas/linguagens face às práticas sociais e culturais mais amplas. Isso posto, indaga-se neste estudo: consoante as mudanças produzidas nas diferentes esferas da vida e do trabalho pela necessidade de afastamento social em virtude da pandemia da Covid-19, quais práticas de letramento os/as docentes da área de linguagem têm se apropriado no contexto da educação remota? A pesquisa inscreve-se nos princípios do método de pesquisa qualitativa, em conjunto com uso de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas por meio de tecnologias e aplicativos digitais. Os dados da pesquisa apontam que as práticas de letramento em tempo de afastamento social são necessárias para empoderamento dos/as alunos/os no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, quanto maior uso das tecnologias digitais verticalmente pelos profissionais de educação menos ocorrem interações e participações dos/as alunos/as. Porém quanto mais o profissional da educação busca usar o contexto dos/as alunos mais ocorrem a reciprocidade, a interação, a participação, a cooperação entre professor/a e aluno/a nas aulas remotas, pois somente assim, as práticas de letramento de linguagem serão reflexivas, inclusivas e libertadoras.  

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Biografia do Autor

Francisco José Gomes Pereira, UNEMAT

Graduado em Teologia, Faculdade Teológica Batista Equatorial (FATEBE), em Belém do Pará, 2011. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Sinop. Atualmente, discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLETRAS) pela mesma Universidade.

Albina Pereira Pinho Silva, UNEMAT

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Sinop, atua no Curso de Pedagogia e nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras), Mestrado Profissional em Rede - PROFLETRAS e Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI).

Leandra Ines Seganfredo Santos, UNEMAT

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (UNESP). Professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atua nos Cursos de Pedagogia e Letras e nos Programas de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras) e Mestrado Profissional em Rede – PROFLETRAS e Líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS).

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

PEREIRA, Francisco José Gomes; SILVA, Albina Pereira Pinho; SANTOS, Leandra Ines Seganfredo.
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA NAS VOZES DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 23–47, 4 Dez 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16057. Acesso em: 22 nov 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos