Ensino desenvolvimental: experiência de sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n3p217-240Palavras-chave:
Ensino desenvolvimental. Aprendizagem. Pensamento teóricoResumo
Este estudo tem como objetivo principal analisar o aprendizado dos alunos do sexto semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Campus Universitário do Araguaia - CUA/UFMT, em relação aos conteúdos de didática, organizados a partir do ensino desenvolvimental. Além desse, outros objetivos, como planejar as ações e operações a serem desenvolvidas nas aulas de didática; observar o desenvolvimento das ações e operações e acompanhar a participação dos alunos durante as aulas da disciplina de didática foram importantes para a análise do seu aprendizado. Para isso, contou-se com os fundamentos teóricos de Vygotsky, Leontiev, Davídov, Libâneo, Freitas, entre outros, que tratam de questões referentes ao processo ensino-aprendizagem. A metodologia qualitativa e os procedimentos de observação foram fundamentais para o acompanhamento, o envolvimento e a participação dos alunos durante a realização das ações, operações, tarefas e socialização das produções. Além disso, nos utilizamos de elaboração de desenhos e produção de textos que contribuíram para o levantamento dos dados e um questionário para a construção do perfil dos alunos. Os resultados indicam que existe, no meio acadêmico, uma prática de transmissão empírica dos conhecimentos que, por sua vez, influencia a forma de pensar dos alunos, que se colocam em situação de passividade e de descrença em relação a outras possibilidades de ensinar e aprender. Recriar essas prática e fazer com que os alunos entrem em atividade de aprendizagem tem sido um desafio possível, quando a organização do ensino faz com que os alunos se apropriem da essência dos conteúdos e formem o pensamento teórico.
Palavras-chave: Ensino desenvolvimental. Aprendizagem. Pensamento teórico.
Developmental teaching: classroom experience
Abstract
This study has as main objective to analyze the learning of the students of the sixth semester of the Biological Sciences Degree Course of the Institute of Biological Sciences and Health, Campos Universitário do Araguaia - CUA / UFMT, in relation to didactic contents, organized from developmental teaching. In addition to this, other objectives, such as planning the actions and operations to be developed in Didactics; observing the development of actions and operations and monitoring the participation of students during the Didactics course were important for the analysis of their learning. For this, it was taken in consideration the theoretical foundations of Vygotsky, Leontiev, Davídov, Libâneo, Freitas, among others, which deal with questions related to the teaching-learning process. The qualitative methodology and the observation procedures were fundamental for the follow-up the involvement and the participation of the students during the accomplishment of the actions, operations, tasks and socialization of the productions. In addition, we use as drawing and texts producing that contributed to the data collection. The results indicate that, there is in the academic environment, a practice of empirical transmission of knowledge that, in turn, influences students' way of thinking, which put themselves in a situation of passivity and disbelief in relation to other possibilities of teaching and learning. Recreating these practices and engaging students in learning activity have been a possible challenge, as the organization of teaching enables students to appropriate the essence of content and to form theoretical thinking.
Keywords: Developmental Teaching. Learning. Theoretical thinking.
Enseñanza para el desarrollo: experiencia en el salón de clases
Resumen
Este estudio tiene como objetivo principal analizar el aprendizaje de los alumnos de sexto semestre de la carrera de Licenciatura en Ciencias Biológicas, del Instituto de Ciencias Biológicas y de la Salud, Campus Universitário delAraguaia-CUA/UFMT, en relación a los contenidos de didáctica, organizados a partir de la enseñanza para el desarrollo. Además, otros objetivos, como planear las acciones y operaciones a desarrollarse en clases de didáctica; observar el desarrollo de las acciones y seguir la participación de los alumnos durante las clases de la disciplina de didáctica, fueron importantes para el análisis de su aprendizaje. Para eso, se cuenta con los fundamentos teóricos de Vygotsky, Leontiev, Davídov, Libâneo, Freitas, entre otros, que tratan de cuestiones referentes al proceso de la enseñanza-aprendizaje. La metodología cualitativa y los procedimientos de observación fueron fundamentales para el acompañamiento, la elaboración y la participación de los alumnos durante la realización de las acciones, operaciones, tareas y socialización de las producciones. Además, nos utilizamos de elaboración de dibujos y producción de textos que contribuyeron al desarrollo de los datos. Los resultados indican que existe, en el medio académico, una practica de transmisión empírico de conocimiento que, por su vez, influencia en la forma de pensar de los alumnos que se colocan en situación de pasividad y de incredulidad en relación a otras posibilidades de enseñar y aprender. Hacer con que los estudiantes retomen estas practicas y entre en actividad de aprendizaje ha sido un reto posible, cuando la organización de la enseñanza hace con que los alumnos se apropien de la esencia de los contenidos y forman el pensamiento teórico.
Palabras-clave: Enseñanza para el Desarrollo. Aprendizaje. Pensamiento teórico.
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