Vygotsky: uma base teórica para a proposta do ensino por meio de ciclos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n3p195-216Palavras-chave:
Sociointeracionismo. Vygotsky. Organização da escola em ciclosResumo
Há muito tempo, o modelo de escola organizada por ciclo tem sido palco de discussões na comunidade educacional brasileira. Observa-se que existe alguma resistência da parte dos docentes, bem como uma visão distorcida da essência da referida proposta. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar as concepções e as bases da escola ciclada, relacionando-as à teoria sociointeracionista de Vygotsky. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, alicerçada em pesquisa bibliográfico-documental. Foram utilizados, como autores basilares, Vygotsky (2015, 2013, 1998), Rego (2009), Mainardes (2009), além dos documentos oficiais de Mato Grosso (2010) e do Brasil (1996). A formação em ciclos implica à escola considerar o indivíduo como um ser histórico-social, levando em conta o ambiente no qual está inserido e, assim, desenvolver, no ambiente escolar, práticas pedagógicas que ampliem e desenvolvam as capacidades que ainda requerem ser apropriadas e compreendidas, a partir da interação social de cada sujeito. Conclui-se que a proposta das escolas organizadas em ciclos está sedimentada na teoria sociointeracionista de Vygotsky, todavia, alguns fatores são limitantes, dentre eles, a falta de formação suficiente dos professores, para executar a proposta. Acredita-se que, se esta abordagem for bem trabalhada, será possível ter uma escola mais inclusiva, que tenha proximidade com a comunidade, na qual está inserida, que promova maior aproximação do aluno com o conhecimento científico, bem como o possibilite avançar no processo sócio-histórico de humanização, criando possibilidades para que seja um sujeito capaz de contribuir para uma transformação social.
Palavras-chave: Sociointeracionismo. Vygotsky. Organização da escola em ciclos.
Vygotsky: a theoretical basis for the proposal of teaching through cycles
ABSTRACT
For a long time, the school model organized by cycle has been the scene of discussions in the Brazilian educational community. It should be noted that there is some resistance on the part of teachers, as well as a distorted view of the substance of the proposal. In this sense, this study aimed to analyze the conceptions and the bases of the cycled school, relating it to the socio-interactionist theory of Vygotsky. This is a descriptive-exploratory research, based on bibliographical-documentary research. Basal authors Vygotsky (2015, 2013, 1998), Rego (2009), Mainardes (2009) Mato Grosso (2010) and Brazil (1996) were used as baseline authors. Teaching through cycles implies that the school considers the individual as a social-historical being, taking into account the environment in which it is inserted, and thus develop pedagogical practices in the school environment that expand and develop the skills that still need to be appropriate and understood from the social interaction of each subject. It is concluded that the proposal of schools organized in cycles is based on the socio-interactionist theory of Vygotsky, however, some factors are limiting, among them the lack of sufficient training of teachers, to execute the proposal. It is believed that if this approach is well worked out, it will be possible to have a more inclusive school that is close to the community in which it is inserted, that promotes closer approximation of the student with the scientific knowledge, as well as the possibility of advancing in the sociohistorical process of humanization, creating possibilities for it to be a subject capable of contributing to a social transformation.
Keywords: Sociointeractionism. Vygotsky. Organization of the school in cycles.
Vygotsky: una base teórica para una propuesta de enseñanza por medio de los ciclos
RESUMEN
El modelo de escuela organizada por ciclo ha sido escenario de discusiones en la comunidad educativa brasileña. Se percibió que existe cierta resistencia por parte docente, así como una visión distorsionada de la esencia de dicha propuesta. En ese sentido, este estudio objetivó analizar las concepciones y las bases de la escuela ciclada, relacionándola a la teoría sociointeracionista de Vygotsky. Se trata de una investigación descriptiva-exploratoria, basada en la investigación bibliográfica-documental. Ha sido utilizado como autores basilares Vygotsky (2015, 2013, 1998), Rego (2009), Mainardes (2009) Mato Grosso (2010) y Brasil (1996). La formación en ciclos implica a la escuela considerar al individuo como un ser histórico-social, teniendo en cuenta el ambiente en el cual está inserto y, así, desarrollar, en el ambiente escolar, prácticas pedagógicas que amplíen y desarrollen las capacidades que aún requieren ser apropiadas y comprendidas, a partir de la interacción social de cada sujeto. Se concluye que la propuesta de las escuelas organizadas en ciclos está sedimentada en la teoría sociointeracionista de Vygotsky, sin embargo, algunos factores son limitantes, entre ellos la falta de formación suficiente de los profesores, para ejecutar la propuesta. Se cree que si este enfoque for bien trabajado será posible tener una escuela más inclusiva, que tenga proximidad a la comunidad, en la cual está inserta, que promueve mayor aproximación del alumno con el conocimiento científico, así como lo posibilite avanzar en el proceso sociohistórico de humanización, creando posibilidades para que sea un sujeto capaz de contribuir a una transformación social.
Palabras clave: Sociointeracionismo. Vygotsky. Organización de la escuela en ciclos.
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