Revisitando as Políticas de Formação de Professores no Brasil (1827-1930)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n3p130-153Palavras-chave:
Formação docente, Políticas Educacionais, Qualificação, Valorização DocenteResumo
Este artigo apresenta parte do resultado final da dissertação de mestrado defendida em maio de 2017 no PPGEduc/UFRRJ. Consiste em uma retomada histórica das políticas de formação docente no período de 1827 a 1930, através de revisão bibliográfica e análise documental, destacando concepções, tensões e desafios que as caracterizaram. Partimos da constatação de que no século XIX, o problema da instrução nacional forjou as bases para a constituição de políticas de formação docente, tendo em vista que sem professores devidamente qualificados não seria possível garantir o funcionamento das escolas elementares. Foram desenvolvidos diversos ensaios em âmbito nacional e nas unidades federativas, que compreenderam: sistemas de indicação dos professores, escolhas através de conselhos e comissões, exames e concursos de admissão, instalação de escolas normais e adoção do regime de professores adjuntos. Entretanto, consideramos que muitas análises produzidas sobre a área foram e são marcadas pela superficialidade, desconsiderando as discussões já existentes, o que resulta em conclusões pessoais e descontextualizadas. Concluímos que com pequenos avanços e muitas críticas, a questão da formação docente paulatinamente conquistou espaço na agenda política e configurou um quadro de entraves e ranços históricos herdados pelas atuais políticas de formação. Contudo, acreditamos que enquanto a questão da valorização, da formação e da qualificação docente não constituírem uma pauta urgente na sociedade, não será possível encontrar caminhos de mudança no cenário educacional com uma proposta consistente, abrangente e atualizada.
Palavras-chave: Formação docente, Políticas Educacionais, Qualificação, Valorização Docente.
Revisiting the Teacher Training Policies in Brazil (1827-1930)
ABSTRACT
This article presents part of the result of the master dissertation concluded in May 2017 at PPGEduc/UFRRJ. It consists of a historical resumption of teacher education policies from 1827 to 1930, through bibliographical review and documentary analysis, highlighting the conceptions, tensions and challenges that characterized them. In the nineteenth century, the problem of national education laid the foundations for the constitution of teacher education policies, since without proper teachers it would not be possible to guarantee the functioning of elementary schools. Many national and federal trials were developed, including teacher nomination systems, appointment by boards and commissions, examinations and admission contests, creation of regular schools, and adoption of the adjunct teacher regime. We conclude that with small advances and many criticisms, the issue of teacher training has gradually gained space in the political agenda and has configured a framework of historical obstacles and ranks inherited by the current training policies. However, we consider that many analyzes produced lately in this area are superficial and, therefore, disregard the existing discussions and result in personal and decontextualized conclusions. Moreover, we are convinced that if the issue of teacher appreciation, training and qualification does not become an urgent agenda in society, it will not be possible to find ways to change the educational landscape with a consistent, comprehensive and up-to-date proposal.
Keywords Teacher training, Educational Policies, Qualification, Teacher Valorization.
Revisando las Políticas de Formación de Profesores en Brasil (1827-1930)
RESUMEN
Este artículo presenta parte del resultado de la disertación de maestría defendida en mayo de 2017 en el PPGEduc /UFRRJ. Consiste en una reanudación histórica de las políticas de formación docente en el período de 1827 a 1930, a través de revisión bibliográfica y análisis documental, destacando concepciones, tensiones y desafíos que las caracterizaron. En el siglo XIX, el problema de la instrucción nacional forjó las bases para la constitución de políticas de formación docente, teniendo en cuenta que sin profesores debidamente cualificados no sería posible garantizar el funcionamiento de las escuelas elementales. Se desarrollaron diversos ensayos a nivel nacional y en las unidades federativas que comprendieron sistemas de indicación de los profesores, elecciones a través de consejos y comisiones, exámenes y concursos de admisión, instalación de escuelas normales y adopción del régimen de profesores adjuntos. Concluimos que con pequeños avances y muchas críticas, la cuestión de la formación docente paulatinamente conquistó espacio en la agenda política y configuró un cuadro de obstáculos y rangos históricos heredados por las actuales políticas de formación. Pero también consideramos que muchos análisis producidos últimamente en esta área son hechos de modo superficial y, por eso, desconsideran las discusiones ya existentes, lo que resulta en conclusiones personales y descontextualizadas. Además, creemos que mientras la cuestión de la valorización, la formación y la cualificación docente no constituyen una pauta urgente en la sociedad, no será posible encontrar caminos de cambio en el escenario educativo con una propuesta consistente, exhaustiva y actualizada.
Palabras clave: Formación Docente, Políticas Educacionales, Calificación, Valorización Docente.
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