Revolução Russa e livros didáticos: mais motivos para lamentar do que para celebrar

Autores

  • Jane Santos da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lair Amaro dos Santos Faria Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n3p64-88

Palavras-chave:

Ensino de História, Livro Didático, Revolução Russa

Resumo

O ano de 2017 marca o centenário da Revolução Russa e é de se esperar que a data seja comemorada ao redor do mundo. Imaginando que alunos poderiam interessar-se sobre o assunto, os autores resolveram fazer um levantamento sobre a apresentação da Revolução em livros didáticos dos segmentos Fundamental e Médio. O objetivo central foi identificar acertos e incorreções à luz da historiografia especializada e destacar o viés ideológico subjacente ao material pesquisado. A metodologia consistiu em, primeiramente, entabular um breve apanhado da historiografia e, em seguida, detalhar a escrita sobre a Revolução em três livros didáticos – sendo um voltado para o Ensino Fundamental e dois para o Ensino Médio. Como conclusão, os autores reconhecem que os livros didáticos selecionados oferecem mais motivos para lamentar do que para celebrar a Revolução de 1917.

Palavras-chave: Ensino de História, Livro Didático, Revolução Russa

 

Russian Revolution and textbooks: more reason to mourn than to celebrate

Abstract

The year 2017 marks the centenary of the Russian Revolution and it is to be expected that the date will be celebrated around the world. Imagining that students might be interested in the subject, the authors decided to make a survey about the presentation of the Revolution in textbooks of the Fundamental and Middle segments. The central objective was to identify correctness and inaccuracies in the light of specialized historiography and to highlight the ideological bias underlying the researched material. The methodology consisted in, firstly, a brief survey of historiography and then detailing the writing about the Revolution in three textbooks - one focused on Elementary School and two on High School. In conclusion, the authors acknowledge that the selected textbooks offer more motives to mourn than to celebrate the 1917 Revolution.

Keywords: History textbook, Russian Revolution, History Teaching

 

Revolución Rusa y libros de texto: más razones para llorar que para celebrar

Resumen

Para el año 2017 se cumple el centenario de la Revolución Rusa y se espera que la fecha se celebra en todo el mundo. Imaginando que los estudiantes podrían estar interesados en el tema, los autores decidieron hacer una encuesta de la Revolución de la presentación de los libros de texto de los segmentos primarios y secundarios. El principal objetivo fue identificar los éxitos y las imprecisiones a la luz de la historiografía especializada y resaltar el sesgo ideológico subyacente al material investigado. La metodología consistió, en primer lugar, hacer un breve resumen de la historiografía y, a continuación detalladamente la escritura en la Revolución en tres libros de texto - y uno se enfrenta la primaria y dos para la escuela secundaria. En conclusión, los autores reconocen que los libros de texto seleccionados ofrecen más razones para llorar que celebrar la revolución de 1917.

Palabras clave: Libro de texto, Enseñanza de la Historia, Revolución Rusa

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Biografia do Autor

Jane Santos da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Educação / Departamento de Fundamentos da Educação. Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira - NEPHEB/HISTEDBR”.

Lair Amaro dos Santos Faria, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Grupo de Pesquisa “Laboratório de História das Experiências Religiosas” UFRJ.

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Publicado

2017-10-09

Como Citar

SILVA, Jane Santos da; FARIA, Lair Amaro dos Santos.
Revolução Russa e livros didáticos: mais motivos para lamentar do que para celebrar
. Revista Educação e Emancipação, n. 1, p. p.64–88, 9 Out 2017 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7716. Acesso em: 12 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos