A linguagem da imaginação no pensamento da educação
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n1p11-33Palavras-chave:
Antropologia do Imaginário. Metáfora e símbolo. Imaginação simbólica. Pedagogia da imaginação.Resumo
O objetivo deste artigo é estudar a linguagem da imaginação a partir da investigação da metáfora e do símbolo e de seus usos no pensamento da educação, com suas metáforas hortícolas devedoras do simbolismo vegetal. A atuação do poder imaginante das metáforas vivas (Paul Ricoeur) nos conduz ao passo seguinte, que busca compreender a dinâmica da imaginação simbólica no psiquismo imaginante (Gaston Bachelard, Gilbert Durand e Wunenburger). Conclui o artigo a articulação dos conceitos estudados a uma pedagogia da imaginação e à formação imaginante do sujeito, de modo que a linguagem da imaginação possa efetivamente contribuir com o pensamento da educação.
Palavras-chave: Antropologia do Imaginário. Metáfora e símbolo. Imaginação simbólica. Pedagogia da imaginação.
The language of imagination in education thought
ABSTRACT
The aim of this paper is to study the language of imagination with the research of the metaphor and symbol and its uses in education thought, and its horticultural metaphors connected to vegetable symbolism. The acting of imaginative power of the living metaphors (Paul Ricoeur) leads us to the next step, which aims to understand the dynamics of symbolic imagination in imaginative psyche (Gaston Bachelard, Gilbert Durand and Wunenburger). Concludes the paper the articulation of concepts defi ned to a pedagogy of imagination and the imaginative formation of the subject, so that the language of imagination can eff ectively contribute to education thought.
Keywords: Anthropology of the Imaginary. Metaphor and symbol. Symbolic imagination. Pedagogy of imagination.
El lenguaje de la imaginación en el pensamiento de la educación
RESUMEN
El objetivo de este artículo es estudiar el lenguaje de la imaginación a partir de la investigación de la metáfora y del símbolo y de sus usos en el pensamiento de la educación, con sus metáforas hortícolas deudoras del simbolismo vegetal. La actuación del poder imaginante de las metáforas vivas (Paul Ricoeur) nos conduce al paso siguiente, que busca comprender la dinámica de la imaginación simbólica en el psiquismo imaginante (Gastón Bachelard, Gilbert Durand y Wunenburger). Concluye el artículo la articulación de los conceptos estudiados a una pedagogía de la imaginación ya la formación imaginante del sujeto, de modo que el lenguaje de la imaginación pueda efectivamente contribuir con el pensamiento de la educación.
Palabras clave: Antropología del Imaginario. Metáfora y símbolo. Imaginación simbólica. Pedagogía de la imaginación.
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