INVESTIGANDO O OBSCURO: a pesquisa acadêmica nos labirintos da violência juvenil - entre poder e reconhecimento

Autores

  • Janilson Pinheiro Barbosa Universidade Estadual do Amapá - UEAP Instituto Federal do Amapá – IFAP

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p36-67

Palavras-chave:

Pesquisa. Juventude. Violência.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar e discutir reflexões sobre práticas de pesquisa em torno do tema da violencia juvenil. O tema foi parte de pesquisas que tinha como principal objeto de estudo as práticas educativas em ambientes de privação de liberdade de adolescentes em conflito com a lei. Estas práticas educativas são denominadas de socioeducação. Entende-se por socioeducação o conjunto de ações pedagógicas inter e multidiscplinares ofertadas a jovens que cometeram ato infracional e, que se encontram a disposição do estado para que respondam pelos atos praticados. O ato infracional se insere em tipos de ações de violência. O tema da violência juvenil, no universo destas pesquisas, configurou-se como tema emergente uma vez este ser recorrente nos relatos e nas experiencias de vida dos jovens entrevistados. De acordo com Reguillo (2005), o tema da violencia juvenil tem tomado destaque nas produções acadêmicas como necessidade de um olhar mais atento da comunidade científica a esta realidade. Pesquisar nestes entre-lugares é dipor-se a trafegar por cenários obscuros e, por vezes, perigosos. Exige do pesquisador opções e posturas para compreender a violência juvenil na sua  complexidade. Buscando olhar e escutar estes sujeitos mais do que seres violentos, mas homens e mulheres com histórias e trajetórias que em muitas situações foram violentadas.   Pesquisar o obscuro é possibilitar que a ciência se encontre com a realidade. Realidade esta que muitas vezes é invizível para a comunidade científica.

Palavras-chave: Pesquisa. Juventude. Violência.

ABSTRACT

This article aims to present and discuss reflections on research practices around the theme of youth violence. The theme was part of research that had as main object of study in the educational practices of freedom of adolescents deprived environments in conflict with the law. These educational practices are called socioeducation. It is understood by socioeducation the set of interrelated educational activities and multidiscplinares offered to young people who have committed an offense and who are the state's willingness to respond by acts performed. The offense is included in types of actions of violence. The issue of youth violence in the universe of this research, was configured as an emerging theme since this applicant is in the stories and the life experiences of young people interviewed. According to Reguillo (2005), the issue of youth violence has taken prominence in academic productions as the need for a closer look of the scientific community to this reality. Search between these locations is dipor to traffic scenarios by dark and sometimes dangerous. It requires the researcher options and attitudes to understand youth violence in its complexity. Seeking to look and listen to these guys more than violent beings, but as men and women with histories and trajectories that in many situations were raped. Search the dark is possible that science meets reality. A reality which is often  invisible to the scientific community.

Keywords: Research. Youth. Violence.

RESUMEN

Este artículo tiene como objetivo presentar y discutir reflexiones sobre las prácticas de investigación en torno al tema de la violencia juvenil. El tema fue parte de una investigación que tuvo como principal objeto de estudio las prácticas educativas en ambientes de privación de libertad de adolescentes en conflicto con la ley. Estas prácticas educativas se llaman socioeducación. Se entiende por socioeducación el conjunto de acciones pedagógicas inter y multidisciplinares ofrecidas a los jóvenes que han cometido un delito y se encuentran bajo la responsabilidad del Estado para que respondan por los actos practicados. El delito se incluye en tipos de acciones de violencia. El tema violencia juvenil, en el universo de estas investigaciónes, se configuró como tema emergente ya que este ser recurrente en los relatos y en las experiencias de vida de los jóvenes entrevistados. De acuerdo con Reguillo (2005), el tema de la violencia juvenil ha tomado relieve en las producciones académicas como necesidad de una mirada más atenta de la comunidad científica a esta realidad. Investigar en estos entre - lugares es diponerse a transitar por escenarios oscuros y, por veces, peligrosos. Requiere del investigador opciones y posturas para comprender la violencia juvenil en su complejidad. Buscando mirar  y escuchar a estos sujetos más que seres violentos, más que hombres y mujeres con historias y trayectorias que en muchas situaciones fueron violadas. Investigar la oscuridad es permitir que la ciencia se encuentre con la realidad. Realidad esta que muchas veces  es  invizivel a la comunidad científica.

Palabras clave: Investigación. Juventud. Violencia.

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Biografia do Autor

Janilson Pinheiro Barbosa, Universidade Estadual do Amapá - UEAP Instituto Federal do Amapá – IFAP

Professor Pesquisador CAPES junto ao Programa PARFOR/UEAP e Professor da Escola de Conselhos do Instituto Federal do Amapá – IFAP. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

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Publicado

2016-12-26

Como Citar

Barbosa, J. P. (2016). INVESTIGANDO O OBSCURO: a pesquisa acadêmica nos labirintos da violência juvenil - entre poder e reconhecimento. Revista Educação E Emancipação, p. 36–67. https://doi.org/10.18764/2358-4319.v9n2p36-67

Edição

Seção

Artigos