Entre tempos e espaços formativos

uma análise da experiência de alternância pedagógica no curso de Educação do Campo da UFPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.23

Palavras-chave:

educação do campo, alternância pedagógica, formação de professores

Resumo

O texto apresenta os resultados de um estudo sobre a alternância pedagógica no contexto da Licenciatura em Educação do Campo da UFPA com base na experiência do Campus de Cametá, no nordeste paraense. Privilegiando-se a Pedagogia da Alternância como estratégia de formação de professores buscou-se compreender em que medida as dinâmicas de Tempo Comunidade (TC) vivenciadas pelos discentes do Polo Igarapé-Miri têm sido assumidas enquanto espaço-tempo formativo na construção de conhecimento. Da análise restaram identificados, por um lado, o potencial político-pedagógico dessas dinâmicas na formação de professores para as escolas do campo, de outro, as contradições e limites que emergem de seu contexto, sobretudo as que dizem respeito à compreensão dos discentes sobre os territórios sociais adotados enquanto ambientes educativos e o consequente engajamento nas ações que esses espaços demandam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isaac Fonseca Araújo

Mestre em Sociologia. Doutorando em sociologia (UFPA). Professor na rede pública de ensino do município de Igarapé-Miri (PA) – Secretaria Municipal de Educação (SEMED) / Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Integra o grupo de pesquisa Ação Local, Território e Ambiente (ACTA – IFCH/UFPA).

Keila de Jesus Pantoja dos Santos

Licenciada em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais e Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Pará/Campus de Cametá. Professora.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

ARAÚJO, Isaac Fonseca; SANTOS, Keila de Jesus Pantoja dos.
Entre tempos e espaços formativos: uma análise da experiência de alternância pedagógica no curso de Educação do Campo da UFPA
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 29 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos