A opção pelo Ensino Médio Integrado: o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11

Palavras-chave:

ensino médio integrado, escolhas, juventude

Resumo

Este artigo analisa a opção dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais pelo Ensino Médio Integrado (EMI). A instituição está localizada na Mesorregião Norte de Minas Gerais. A coleta de dados contou com a realização de um grupo focal com oito estudantes do EMI e a aplicação de questionários estruturados a trezentos e sessenta e três alunos desta modalidade de ensino. Constituíram-se como elementos chave deste estudo as seguintes questões: por que os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio dessa instituição optaram por esta modalidade de ensino? O EMI no campus em questão contempla as necessidades dos jovens para o ingresso no Mundo do Trabalho? Qual o traçado dos perfis desse grupo de indivíduos? Quais são as conexões de seus perfis com os itinerários de sua transição escola-trabalho-universidade? As etapas desta pesquisa (grupo focal e questionário estruturado), aliadas ao referencial teórico, foram essenciais na compreensão do que desejam esses sujeitos e quais são as representações que constroem da instituição e dos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hellen Vivian Moreira dos Anjos

Mestra em Educação com ênfase em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais.

Remi Castioni, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Educação. Professor da Universidade de Brasília (UnB). 

Fernando Barreto Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutor em Zootecnia. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Norte de Minas Gerais (IFNMG). 

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

ANJOS, Hellen Vivian Moreira dos; CASTIONI, Remi; RODRIGUES, Fernando Barreto.
A opção pelo Ensino Médio Integrado: o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 1, p. 283–307, 6 Mai 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 25 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos