Resultados e percepções da política educacional na cidade do Rio de Janeiro (2009-2016)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.9Palavras-chave:
políticas públicas, educação, Rio de JaneiroResumo
O presente trabalho procura analisar uma política pública educacional, caracterizando a nova política estabelecida, apresentando os resultados objetivos alcançados e o volume de recursos utilizados, bem como, de forma complementar, apresentar as percepções dos profissionais que fizeram parte dela, atuando de forma operacional. Para tanto, todo esse retrato transcrito tem como objetivo identificar se, no período estudado, a política educacional deixou um legado positivo, ou seja, se os resultados esperados foram alcançados e se tudo isso é corroborado ou não pela percepção dos profissionais de educação que atuaram nessa política e que responderam a um instrumento de pesquisa. Esses profissionais ocupam diversas funções dentro das escolas, estão em diversas unidades escolares da rede municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro e, como todos são professores, um grande grau de homogeneidade está presente nesse sentido. Observamos, apesar do enorme volume de recursos públicos utilizados, uma tímida execução positiva das metas e uma aceitação extremamente baixa da política pelos profissionais – um fato preocupante, pois demonstra que mais uma geração poderá se perder com um fraco aprendizado na parte mais preciosa da Educação Básica, na qual são enraizados conceitos e valores importantes para o desenvolvimento da vida coletiva e social.
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