Diversos olhares sobre o Pibid no Subprojeto de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.8

Palavras-chave:

políticas públicas, formação de professores, iniciação à docência

Resumo

estudantes das escolas de Educação Básica; os acadêmicos, alunos da licenciatura; os supervisores, professores das escolas de Educação Básica receptoras do programa; os coordenadores, professores da licenciatura e gestores do programa. Objetiva-se investigar os olhares de cada um desses sujeitos a partir do desenvolvimento de um projeto, mais especificamente de um subprojeto na área de Biologia. O campo empírico conta com uma pesquisa de campo de natureza descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados revelam a importância do Pibid para a valorização do magistério, a escolha consciente da carreira e para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, corroborando com autores como Gatti et al (2014), Lourenço (2012), Linhares (2014), Nascimento (2018) e Soares (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma de Fátima Mendes, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro-UTAD (Portugal). Professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Docência e Diversidade (Gepedd).

Ivy Daniela Monteiro Matos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro-UTAD (Portugal). Professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Membro da ANPAE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Docência e Diversidade (Gepedd).

Rute Meira Ribeiro

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

Mendes, J. de F., Matos, I. D. M., & Ribeiro, R. M. (2022). Diversos olhares sobre o Pibid no Subprojeto de Biologia. Revista Educação E Emancipação, 15(1), 203–231. https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.8

Edição

Seção

Artigos