Diretrizes da Unesco para a formação continuada de professores na América Latina e Caribe

padrões e aprendizagem colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.33

Palavras-chave:

aprendizagem profissional colaborativa, formação continuada de professores, Unesco

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as diretrizes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a formação continuada de professores no contexto da Estratégia Regional sobre Docentes na América Latina e Caribe. Constitui-se em um estudo pautado na metodologia bibliográfico-documental. Evidencia a relação entre a formação continuada de professores e as recomendações de organismos internacionais que colocam os professores e sua formação como aspectos centrais para a garantia da qualidade da educação no contexto das reformas neoliberais empreendidas no campo educacional, sobretudo a partir da década de 1990. A ênfase da Unesco na padronização de políticas para a formação continuada dos professores, nos resultados de aprendizagem dos alunos e na defesa de modelos de aprendizagem profissional colaborativas, denota o vácuo da teoria e o avanço da racionalidade prática – aspectos que distanciam os processos de ensino e de aprendizagem da perspectiva de educação para a emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC/SP). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Departamento de Letras e Pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

ABREU, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante.
Diretrizes da Unesco para a formação continuada de professores na América Latina e Caribe: padrões e aprendizagem colaborativa
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.