A formação na educação profissional e tecnológica no ensino técnico integrado: expectativas para uma formação humana em uma instituição do norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.7

Palavras-chave:

educação profissional, formação humana, expectativas, estudantes

Resumo

Esta pesquisa vincula-se ao Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Docência e Diversidade (GEPEDD) cadastrado no CNPq. Tendo em vista as transformações sociais que vem ocorrendo no mundo do trabalho, bem como as suas consequências para a formação profissional e tecnológica dos trabalhadores, o presente artigo analisa as expressões dos estudantes em relação ao Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio em uma instituição do Norte de Minas Gerais, revelando com clareza o sentido ontológico da formação integral dos indivíduos. Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica (PIBIC) vinculado ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Para o desenvolvimento metodológico da investigação, utilizou-se a observação participante, a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários aos estudantes de três cursos técnicos. Ao longo da investigação verificaram-se as expectativas dos jovens estudantes da Educação Profissional e Tecnológica em relação: a escolha do curso técnico e a futura profissão, os fatores sociais que influenciam na escolha da profissão, os motivos que os levam a desistência dos cursos e a visão de mundo. Deste modo, foi possível perceber que a formação técnica-profissional se pretende contribuir para uma formação integral terá que permitir aos indivíduos engajar-se na luta pela construção de uma sociedade para além do capital

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Pereira Araújo, Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG)

Doutor em Educação. Professsor do Ensino Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG). Grupo de Pesquisa Educação, Docência e Diversidade (GEPEDD).

Cláudio Wilson dos Santos Pereira, Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG)

Doutorando em Educação. Professsor do Ensino Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG). Grupo de Pesquisa Educação, Docência e Diversidade (GEPEDD).

Maurício Gabriel Mendes Gaia

Discente do Curso Técnico em Informática para Internet. Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC-IFNMG). Grupo de Pesquisa Educação, Docência e Diversidade (GEPEDD).

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

Araújo, W. P., Pereira, C. W. dos S., & Gaia, M. G. M. (2022). A formação na educação profissional e tecnológica no ensino técnico integrado: expectativas para uma formação humana em uma instituição do norte de Minas Gerais. Revista Educação E Emancipação, 15(1), 179–202. https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.7

Edição

Seção

Artigos