A formação do professor da educação profissional técnica de nível médio: contextos e contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.3

Palavras-chave:

educação profissional, formação docente, dualismo

Resumo

Formar professores que exerçam a docência na educação profissional, especificamente na formação técnica de nível médio, tem sido um desafio constante para aqueles que planejam e executam as ações dessa modalidade de ensino. Diante dessa realidade, o presente artigo objetiva discutir sobre o processo de constituição da formação profissional dos professores que atuam na educação profissional técnica de nível médio no Brasil, analisando como esse processo foi pensado e estruturado para atender às necessidades de uma proposta de educação que historicamente foi relegada como secundária e/ou complementar. Inicialmente, realiza-se uma análise histórica da educação profissional, momento em que se revela a dualidade que alicerça a educação profissional e a educação propedêutica nos cursos de formação para os professores. Para atender ao objetivo proposto, o estudo utilizou-se da abordagem da pesquisa qualitativa por compreender que esta possibilita uma maior aproximação entre os sujeitos participantes. Dentro dessa abordagem metodológica também se fez uso dos métodos da análise documental, da técnica do Grupo Focal e da entrevista com cinco professores de uma Escola Estadual de Educação Profissional de Fortaleza. Os resultados da pesquisa revelaram o despreparo dos professores ao assumirem a docência nessa modalidade de ensino, e as dificuldades enfrentadas pelos sujeitos investigados perpassam por diversas dimensões, desde as questões pedagógicas até as estruturais. Diante da realidade apresentada, reafirma-se a urgência da definição de uma política de formação continuada para os professores da educação profissional no Brasil, particularmente para os professores que lecionam nos cursos técnicos de nível médio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos, Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC)

Doutora em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Didática e Formação Docente (GEPED). Concursada pelo Governo do Estado do Ceará. Ocupa cargo efetivo na Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC). Professora do Ensino Superior nas Faculdades CECAP e FACEM.

Bernadete de Souza Porto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Ceará. Fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática e Formação docente.

Francisca Rejane Bezerra de Andrade, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação. Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Líder do Grupo de Estudos em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES). Coordenadora do Observatório Juventude, Educação Profissional e Trabalho (JEPTRA).

Downloads

Publicado

2022-05-06

Como Citar

Vasconcelos, M. A. de D. M., Porto, B. de S., & Andrade, F. R. B. de. (2022). A formação do professor da educação profissional técnica de nível médio: contextos e contradições. Revista Educação E Emancipação, 15(1), 73–103. https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.3

Edição

Seção

Artigos