Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que os professores de ciências de Confresa sabem sobre o assunto?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p265-294

Palavras-chave:

TDAH, Professores de ciências, Inclusão

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que surge na infância e que desencadeia sérias dificuldades para o processo de aprendizagem.  Frente ao exposto objetivou-se por meio dessa pesquisa verificar se os professores de ciências que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, da cidade de Confresa (MT) conhecem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e como realizam sua prática pedagógica com esses estudantes. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, ocorrida no primeiro semestre de 2017, de natureza básica com abordagem qualitativa. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de formulário entregue a oito professores de ciências, que atuam nos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental das redes estaduais, municipal e particulares da cidade de Confresa (MT). Os resultados confirmam que os professores de ciências investigados demonstraram possuir conhecimento insipiente acerca do TDAH. Conhecimento que não é suficiente para terem certeza que estão lidando com um estudante com TDAH ou para questionarem a respeito da saúde mental de estudantes e assim contribuir para o processo de tratamento e aprendizagem do mesmo. A percepção dos sintomas de TDAH por estes profissionais é limitada pela falta de conhecimento que vai além do senso comum. Assim, como proposta para amenizar esta problemática pretende-se em trabalhos futuros propiciar a capacitação sobre o TDAH como instrumento para que esses professores possam desenvolver uma conduta adequada objetivando o sucesso escolar desses estudantes.

Palavras-chave: TDAH. Professores de ciências. Inclusão.

Attention Deficit Hyperactivity Disorder: What do Confresa's science teachers know about it? 

ABSTRACT

Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a genetically caused neurobiological disorder that arises in childhood and triggers serious difficulties in the learning process. Therefore, this study aims to verify whether science teachers who work in the late years of Elementary Education in the city of Confresa (MT) are aware of Attention Deficit Hyperactivity Disorder and how they perform their pedagogical practice with those students. This research is exploratory and descriptive, of a basic nature, from a qualitative approach, and was carried out in the first half of 2017. The research data were collected through a form provided to eight science teachers who work in the 8th and 9th years of state, municipal and private Elementary Education schools in the city of Confresa (MT). The results confirm that the investigated science teachers demonstrated incipient knowledge of ADHD. Such knowledge is not sufficient to ensure that they are dealing with an ADHD student or to question about the mental health of the student and thus be able to contribute towards the process of treatment and to learn from it. The perception of ADHD symptoms by these professionals is limited by the lack of knowledge that lies beyond common sense. Thus, as a proposal to alleviate this problem, the intention is that future efforts be made to provide training on ADHD as a tool for teachers to develop an adequate attitude aimed at the success of these students. 

Keywords: ADHD. Science teachers. Inclusion.

Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad: ¿Qué saben los profesores de ciencias de Confresa al respecto?

RESUMEN

El Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH) es un trastorno neurobiológico, de causas genéticas, que surge en la infancia y que desencadena serias dificultades para el proceso de aprendizaje. En vista de lo anterior, el objetivo de esta investigación fue verificar si los docentes de Ciencias que laboran en los últimos años de la escuela primaria en la ciudad de Confresa (MT) conocen el Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad y cómo realizan su práctica pedagógica con estos estudiantes. Se trata de una investigación exploratoria y descriptiva, realizada en el primer semestre de 2017, de carácter básico con enfoque cualitativo. Los datos de la investigación fueran recopilados mediante un formulario entregado a ocho profesores de Ciencias, que laboran en el octavo y noveno año de la educación primaria en escuelas estatales, municipales y privadas de la ciudad de Confresa (MT). Los resultados confirman que los profesores de Ciencias en estudio demostraron tener un conocimiento insipiente sobre el TDAH. Conocimientos que no son suficientes para asegurarlos de que se trata de un alumno con TDAH o para cuestionar la salud mental de los alumnos y así contribuir con el proceso de tratamiento y aprendizaje del mismo. La percepción de los síntomas del TDAH por parte de estos profesionales es limitado por el desconocimiento que va más allá del sentido común. Así, como propuesta para paliar este problema se pretende en futuros trabajos proporcionar la formación en TDAH como instrumento para que estos docentes puedan desarrollar una conducta adecuada con miras al éxito escolar de estos estudiantes.

Palabras clave: TDAH. Profesores de Ciencias. Inclusión.

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Biografia do Autor

Mara Maria Dutra, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT

Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade do  Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Professora Pedagoga do Departamento de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Barra do Garças.  Pesquisadora do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa). 

Dalila Helena Silva

Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Confresa/MT.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

DUTRA, M. M.; SILVA, D. H. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que os professores de ciências de Confresa sabem sobre o assunto?. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. p.265–294, 2021. DOI: 10.18764/2358-4319.v14n1p265-294. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16518. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos