A gestão escolar democrática na perspectiva freireana
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p15-38Palavras-chave:
Gestão escolar democrática, Diálogo, Educação de Jovens e AdultosResumo
O artigo discute a gestão escolar na perspectiva freireana a partir do estudo de casos múltiplos envolvendo escolas públicas de Salvador, Bahia, utilizando abordagem qualitativa e baseado na questão de como a gestão escolar municipal tem efetivado a gestão democrática considerando a perspectiva freireana de participação popular. O estudo visou refletir acerca da concretização da gestão escolar democrática envolvendo a participação dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa demonstrou que para alcançar uma perspectiva freireana na gestão escolar é necessário que o diálogo e a participação estejam presentes, condições essenciais para que a democracia seja vivida e experienciada com a participação efetiva dos sujeitos da EJA na condução dos processos de gestão da escola, com vistas a auferir uma educação mais humanizadora, includente e que tencione atender aos reais anseios dos estudantes.Palavras-chave: Gestão escolar democrática. Diálogo. Educação de Jovens e Adultos.
Democratic school management from the freirean perspective
ABSTRACT
The article discusses the school management from Freire's perspective through the study of multiple cases involving public schools in Salvador, Bahia, using a qualitative approach and based on the question of how municipal school management has implemented democratic management considering the Freirean perspective of popular participation. The study aimed to reflect on the implementation of democratic school management involving the participation of the subjects of the Youth and Adult Education (YAE). Research has shown that in order to achieve a Freirean perspective in school management, dialogue and participation must be present, essential conditions for democracy to be lived and experienced with the effective participation of the subjects of YAE in the conduction of school management processes, with the purpose of obtaining a more humanizing and inclusive education, that intends to meet the real concerns of the students
Keywords: Democratic school management. Dialogue. Youth and Adult Education.
La gestión escolar democrática en la perspectiva de Freire
RESUMEN
El artículo analiza la gestión escolar en la perspectiva de Freire basada en estudio de casos múltiples que involucran escuelas públicas en Salvador, Bahía, utilizando un enfoque cualitativo basado en la cuestión de cómo la gestión escolar municipal ha implementado la gestión democrática considerando la perspectiva de Freire de participación popular. El estudio tuvo como objetivo reflexionar sobre la implementación de la gestión escolar democrática que involucra la participación de sujetos de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). La investigación ha demostrado que, para lograr una perspectiva de Freire sobre la gestión escolar, debe haber el diálogo y la participación, condiciones esenciales para que la democracia sea experimentada con la participación efectiva de los sujetos de EJA en la conducción de los procesos de gestión escolar, con el fin de obtener una educación más humanizada e inclusiva que tenga la intención de satisfacer los verdaderos deseos de los estudiantes.
Palabras clave: Gestión Escolar Democrática. Diálogo. Educación de Jóvenes y Adultos.
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