A motivação como fator essencial na aprendizagem da Língua Inglesa

Autores

  • Elvira Livonete Costa Rede Estadual de Educação de Goiás
  • José Elias Pinheiro Neto Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n2p116-132

Palavras-chave:

Aprendizagem, Língua inglesa, Motivação

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória acerca dos fatores que influenciam na aprendizagem da Língua Inglesa, para tanto, investiga o processo que promove o interesse dos alunos em relação às aulas de inglês. O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama do complexo universo dos estímulos motivacionais que norteiam o comportamento humano. Fundamentados pelos estudos de Lambert e Gardner, buscamos pensar nos caminhos que possibilitam o sucesso dos alunos na aprendizagem de uma língua estrangeira e, por conseguinte, viabilizam meios de aprimorar as técnicas docentes em sala de aula com o intuito de atingir o interesse dos alunos. Ademais, empreendemos uma reflexão acerca dos aspectos geracionais que fomentam o êxito no ensino da língua inglesa. A metodologia utilizada é a de uma revisão bibliográfica que dentre os principais autores podemos destacar: Veiga (2007), Almeida Filho (2005), Rosa (2007) e Witter (2004) e Gardner (2001). 

Palavras-chave: Aprendizagem. Língua inglesa. Motivação.

Motivation as an Essential Factor in Learning the English Language

ABSTRACT

This paper is an exploratory research about the factors that influence the learning of the English Language, in order to investigate the process that promotes students' interest in English classes. The objective is to present an overview of the complex universe of motivational stimuli that guide human behavior, based on the studies of Lambert and Gardner, we seek to think of the ways that students can succeed in learning a foreign language and, therefore, teaching techniques in the classroom in order to reach the students' interest. In addition, we undertake a reflection about the generational aspects that promote the success in the teaching of the English language. The methodology used is a bibliographical review that among the main authors we can highlight: Veiga (2007), Almeida Filho (2005), Rosa (2007) e Witter (2004) and Gardner (2001).

Keywords: Learning. English language. Motivation.

La Motivación como Factor Esencial en el Aprendizaje del Lengua Inglesa

RESUMEN

Este trabajo se trata de una investigación exploratoria acerca de los factores que influencian en el aprendizaje del Lengua Inglesa, para tanto investiga el proceso que promueve el interés de los alumnos en relación a las clases de inglés. El objetivo es presentar un panorama del complejo universo de los estímulos motivacionales que orientan el comportamiento humano, fundamentados por los estudios de Lambert y Gardner, buscamos pensar en los caminos que posibilitan el éxito de los alumnos en el aprendizaje de una lengua extranjera y, por consiguiente, viabilizan medios para perfeccionar las técnicas docentes en el aula con la intención de alcanzar el interés de los alumnos. Además, emprendemos una reflexión sobre los aspectos generacionales que fomentan el éxito en la enseñanza del inglés. La metodología utilizada es la de una revisión bibliográfica que entre los principales autores podemos destacar:Veiga (2007), Almeida Filho (2005), Rosa (2007) e Witter (2004) y Gardner (2001).

Palabras clave: Aprendizaje. Lengua Inglesa. Motivación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elvira Livonete Costa, Rede Estadual de Educação de Goiás

Mestrado em Letras – Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica – PUC GO.  Professora no Curso de Pedagogia na Faculdade Itapuranga - FAI Professora de Língua Inglesa da Rede Estadual de Educação de Goiás.

José Elias Pinheiro Neto, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo – (FFLCH/USP). Estágio Pós-doutoral em andamento em Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas do Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP). Professor na Universidade Estadual de Goiás, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI).

Downloads

Publicado

2020-08-30

Como Citar

COSTA, Elvira Livonete; PINHEIRO NETO, José Elias.
A motivação como fator essencial na aprendizagem da Língua Inglesa
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 2, p. p.116–132, 30 Ago 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos