Dobras expressivas na formação docente: fotografia como acontecimento
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n2p41-70Palavras-chave:
Acontecimento formativo, Fotografia, Educação, FenomenologiaResumo
Este artigo objetiva problematizar a expressividade da fotografia como acontecimento formativo que parte do vivido e da abertura para que se manifeste o criativo. A reflexão aqui desenvolvida se articula a partir de linhas de convergência entre dois campos do conhecimento: Educação e Filosofia, recorrendo-se à abordagem da metodologia fenomenológica para indicar as variações da experiência na jurisdição da imanência. No discurso epistemológico predominante, somos movidos pelo racional, pelo cognitivo, e desvalorizamos as sensações e emoções como vias de acesso ao conhecimento, que são tão legítimas quanto a dimensão racional. Trata-se, pois, de explorar as dimensões criativas e fronteiriças da cognição e da imagem como possibilidades de outros modos de sentir e pensar.
Palavras-chave: Acontecimento formativo. Fotografia. Educação. Fenomenologia.
Expressive folds in teaching: photography as an event
ABSTRACT
This article aims to problematize the expressiveness of photography as a formative event that starts from the experience and the opening for the creative to manifest itself. The reflection developed here is articulated based on lines of convergence between two fields of knowledge: Education and Philosophy, using the phenomenological methodology approach to indicate variations in experience in the jurisdiction of immanence. In the predominant epistemological discourse, we are moved by the rational, by the cognitive, and we devalue sensations and emotions as ways of accessing knowledge, which are as legitimate as the rational dimension. It is, therefore, about exploring the creative and frontier dimensions of cognition and image as possibilities for other ways of feeling and thinking
Keywords: Formative happening. Photography. Education. Phenomenology.
Pliegues expresivos en la enseñanza: la fotografía como un evento
RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo problematizar la expresividad de la fotografía como un evento formativo que parte de la experiencia y la apertura para que lo creativo se manifieste. La reflexión desarrollada aquí se articula en base a líneas de convergencia entre dos campos de conocimiento: Educación y Filosofía, utilizando el enfoque de metodología fenomenológica para indicar variaciones en la experiencia en la jurisdicción de la inmanencia. En el discurso epistemológico predominante, nos mueve lo racional, lo cognitivo, y devaluamos las sensaciones y las emociones como formas de acceder al conocimiento, que son tan legítimas como la dimensión racional. Por lo tanto, se trata de explorar las dimensiones creativas y fronterizas de la cognición y la imagen como posibilidades para otras formas de sentir y pensar.
Palabras clave: Evento formativo. Fotografía. Educación. Fenomenología.
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