Projeto Político-Pedagógico: um diálogo sobre singularidade e resistência na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p321-341Palavras-chave:
Projeto político-pedagógico. Educação Infantil. Resistência.Resumo
Este artigo tem a intenção de investigar o processo de (re)construção do projeto político-pedagógico em uma escola pública de Educação Infantil e suas possíveis relações com a constituição singular desta unidade educacional, assumindo uma perspectiva crítico-emancipatória. A pesquisa situa-se no campo das investigações qualitativas e utilizou-se da metodologia de estudo de caso para a produção de dados. O texto problematiza o campo da Educação Infantil enquanto território de disputas atravessadas pela lógica neoliberal, assumida em modelos escolarizantes e reforçada por discursos e políticas oficiais. Relaciona ainda questões que circundam a (re)construção do projeto político-pedagógico de forma coletiva e compromissada como possibilidade de singularização e autonomia pedagógica, sustentado especialmente pelas leituras de Veiga (1998; 2003), Vasconcellos (2002), Carbonell (2002). Por fim, a pesquisa aponta a participação, o diálogo e a tomada de decisões das instituições como força de resistência às políticas educacionais impositivas e como forma de legitimar a autonomia da escola, ancorada em seus espaços-tempos, em seus sujeitos e no cotidiano como elementos potentes para este fortalecimento.
Palavras-chaves: Projeto político-pedagógico. Educação Infantil. Resistência.
Political-Pedagogical Project: a dialogue on singularity and resistance in child education
ABSTRACT
This article intends to investigate the process of (re) construction of the political-pedagogical project in a public school of Early Childhood Education and its possible relations with the singular constitution of this educational unit, assuming a critical-emancipatory perspective. The research is located in the field of qualitative investigations and was used the methodology of case study for the production of data. The text problematizes the field of Early Childhood Education as a territory of disputes crossed by neoliberal logic, assumed in scholarly models and reinforced by official discourses and policies. It also relates questions that surround the (re) construction of the political-pedagogical project in a collective and compromised way as a possibility of singularization and pedagogical autonomy, supported especially by the readings of Veiga (1998, 2003), Vasconcellos (2002) and Carbonell (2002). Finally, the research points to the participation, dialogue and decision-making of institutions as a resistance force to educational policies and as a way of legitimizing the autonomy of the school, anchored in its space-time, its subjects and daily life as elements for this strengthening.
Keywords: Political-pedagogical project. Child education. Singularity.
Proyecto Político-Pedagógico: un diálogo sobre singularidad y resistencia en la educación infantil
RESUMEN
Este artículo tiene la intención de investigar el proceso de (re) construcción del proyecto político-pedagógico en una escuela pública de Educación Infantil y sus posibles relaciones con la constitución singular de esta unidad educativa, asumiendo una perspectiva crítico-emancipadora. La investigación se sitúa en el campo de las investigaciones cualitativas y se utilizó de la metodología de estudio de caso para la recogida de datos. El texto problematiza el campo de la Educación Infantil como territorio de disputas atravesadas por la lógica neoliberal, asumida en modelos escolares y reforzada por discursos y políticas oficiales. También relaciona cuestiones que rodean la reconstrucción del proyecto político-pedagógico de forma colectiva y comprometida como posibilidad de singularización y autonomía pedagógica, sustentado especialmente por las lecturas de Veiga (1998; 2003), Vasconcellos (2002) y Carbonell (2002). Por último, la investigación apunta la participación, el diálogo y la toma de decisiones de las instituciones como fuerza de resistencia a las políticas educativas impositivas y como forma de legitimar la autonomía de la escuela, anclada en sus espacios-tiempos, en sus sujetos y en el cotidiano como elementos potentes para este fortalecimiento.
Palabras claves: Proyecto político-pedagógico. Educación Infantil. ResistenciaDownloads
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