Assistência Estudantil X Creches nas Universidades Públicas: desafios para mães-estudantes

Autores

  • Marly de Jesus Sá Dias Universidade Federal do Maranhão
  • Brenda Vanessa Pereira Soares

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p50-74

Palavras-chave:

Creche. Assistência Estudantil. Mulheres. Maternidade.

Resumo

Discute a creche, como equipamento social público/ de qualidade, dever do Estado e direito de crianças, famílias e mulheres-mães, no contexto do Programa Nacional de Assistência Estudantil. O estudo tem como propósito apreender como o Programa contribui para o acesso e permanência de mulheres-mães-estudantes no ensino superior brasileiro. Respalda-se em aportes teóricos, documentais e empíricos e foi realizado com dezesseis mulheres e estudantes com filhos entre zero e seis anos, de três cursos majoritariamente femininos do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão. Conclui-se que a efetivação do direito à creche pode contribuir para a redução da evasão escolar em decorrência da maternidade.

Palavras-chave: Creche. Assistência Estudantil. Mulheres. Maternidade.

Student Assistance X Daycare Center in Public Universities: challenges for mother students

ABSTRACT

It discusses the daycare center, as a public social equipment, of quality, duty of the State and right of children, families and mothers-mothers, in the context of the National Program of Student Assistance. The purpose of this study is to understand how this contributes to the access and permanence of women-mothers-students in Brazilian higher education. It issupported by theoretical, documentary and empirical contributions, carried out with sixteen women and students with children between zero and six years, of three major female courses at the Social Sciences Center of the Federal University of Maranhão. It is concluded that the realization of the right to daycare can contribute to reduce school dropout due to maternity.

Keywords: Daycare. Student assistance. Women. Maternity.

Asistencia Estudiantil X Guarderías en las Universidades Públicas: desafíos para madres-estudiante

RESUMEN

Discute a la guardería, como equipo social público, de calidad, deber del Estado y derecho de niños, familias y mujeres madres, en el contexto del Programa Nacional de Asistencia Estudiantil. El estudio tiene como propósito aprehender cómo el Programa contribuye al acceso y permanencia de mujeres-madres-estudiantes en la enseñanza superior brasileña. Se basa en aportes teóricos, documentales y empíricos, que se realiza con dieciséis mujeres y estudiantes con hijos entre cero y seis años, de tres cursos mayoritariamente femeninos del Centro de Ciencias Sociales de la Universidad Federal de Maranhão. Se concluye que la efectividad del derecho a la guardería puede contribuir a la reducción de la evasión escolar debido a la maternidad.

Palabras clave: Guardería. Asistencia Estudiantil. Las mujeres. La maternidad.


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Biografia do Autor

Marly de Jesus Sá Dias, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações de Gênero, Étnico-Raciais, Geracional, Mulheres e Feminismos (GERAMUS).

Brenda Vanessa Pereira Soares

Mestranda em Políticas Públicas. Integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações de Gênero, Étnico-Raciais, Geracional, Mulheres e Feminismos (GERAMUS), da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

DIAS, M. de J. S.; SOARES, B. V. P. Assistência Estudantil X Creches nas Universidades Públicas: desafios para mães-estudantes. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. p.50–74, 2019. DOI: 10.18764/2358-4319.v12n2p50-74. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/11481. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos