Sentidos atribuídos à docência com bebês por educadoras de creche
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n1p166-185Palavras-chave:
Sentidos da docência. Bebês. Formação de educadoras.Resumo
O artigo objetiva identificar os sentidos da docência com bebês antes e depois da realização do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil desenvolvido na Universidade Federal do Pará e analisar os reflexos da formação continuada na (re)construção desses sentidos. A pesquisa baseia-se na abordagem qualitativa, e, como técnica, realizou-se uma roda de conversa com quatro educadoras que concluíram o Curso. Para a análise, utilizaram-se técnicas da análise de conteúdo (BARDIN, 2002). Constatou-se que, embora vários espaços sociais influenciem a construção de sentidos, a sólida formação teórico e prática proporcionada às participantes da pesquisa permitiu uma (re) significação dos sentidos que elas possuíam sobre a docência com bebês. Conclui-se que, quando se pretende qualificar o trabalho docente com bebês em espaços coletivos, é indispensável investir na formação dos educadores para que sentidos que valorizem o potencial do bebê e o trabalho docente a eles destinado sejam (re)significados.
Palavras-chave: Sentidos da docência. Bebês. Formação de educadoras.
Senses attributed to teaching with babies by kindergarten educators
ABSTRACT
This article aims to identify the meanings of teaching with infants before and after the Specialization Course in Teaching in Early Childhood Education developed at the Federal University of Pará and to analyze the refl exes of continuing education in the (re)construction of these. The research is based on the qualitative approach and as a technique, a Round of Conversation was conducted with four teachers who graduated from in that Course. For the analysis, we used the techniques of Content Analysis (BARDIN, 2002). It was found that even if several social spaces influence the construction of meanings, the solid theoretical and practical training given to the participants of the research influenced the (re)significance of the senses they had on teaching with babies. This implies that if one wants to qualify the teaching work with baby in collective spaces it is indispensable to invest in the training of Educators so that senses that value the potential of the baby and the teaching work destined to them are (re)meanings.
Keywords: Teaching directions. Babies. Educators training.
Sentidos atribuidos a la docencia con bebés por educadoras de guardería
RESUMEN
El artículo tiene como objetivo identificar los sentidos de la docência con bebés antes y después de la realización del Curso de Especialización en Docencia en la Educación Infantil desarrollado en la Universidad Federal de Pará y analizar los reflejos de la formación continuada en la (re)construcción de éstos. La investigación se basa en el abordaje cualitativo y como técnica se realizó una Rueda de Conversación con cuatro profesoras egresadas del Curso. Para el análisis se utilizaron técnicas del Análisis de contenido (BARDIN, 2002). Se constató que, aunque varios espacios sociales influyen en la construcción de sentidos, la sólida formación teórico-práctica proporcionada a las participantes de la investigación infl uyó en la (re)significación de los sentidos que ellas poseían sobre la docencia con los bebés. Esto denota que al pretender calificar el trabajo docente con bebé en espacios colectivos es indispensable invertir en la formación de las educadoras para que sentidos que valoren el potencial del bebé y el trabajo docente a ellos destinados sean (re)significados.
Palabras clave: Sentidos de la docencia. Bebés. Formación de educadoras.
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