Na cozinha da pesquisa qualitativa: método em investigações sobre ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n1p143-165Palavras-chave:
Pesquisa Qualitativa. Educação. Ensino. Aprendizagem.Resumo
Pretendemos discutir algumas posturas básicas da Pesquisa Qualitativa quando a utilizamos em investigações referentes ao ensino e à aprendizagem. Em primeiro lugar, contrastamos educação à Pedagogia, esclarecendo que aquela se refere ao conjunto de cosmovisões passadas de uma geração à outra, enquanto essa se aproxima mais de uma arte que visa transformar em ato uma transposição do conhecimento, posteriormente desdobrando-se naqueles saberes sobre ensino e aprendizagem. Em segundo lugar, assinalamos que, por ser tratarem de arte, quando o ensino e a aprendizagem se tornam objeto de estudo, suas realidades são limitadas e particulares, impedindo qualquer universalização de método e metodologia. Daí se percebe a importância que a Pesquisa Qualitativa adquire quando efetuada. No entanto, sua escolha envolve um princípio e algumas posturas do pesquisador, a fim de fazer valer as características que a Pesquisa Qualitativa possui de melhor.
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Educação. Ensino. Aprendizagem.
In the kitchen of qualitative research: method in teaching and learning research
ABSTRACT
We wish to discuss some basic postures in Qualitative Research when we use it in research related to teaching and learning. For this, in the first place we contrast education with Pedagogy, clarifying that education refers to the set of worldviews passed from one generation to the other, as Pedagogy approaches more of an art that aims at transforming in act a transposition of knowledge that unfolds in those knowledge about teaching and learning. Second, we point out that, because they are art, when teaching and learning become objects of study, their realities are limited and particular, preventing any universalization of method and methodology. From this we can see the importance that Qualitative Research acquires when we operate it. However, its choice involves a principle and some postures of the researcher, in order to assert the characteristics that Qualitative Research has the best.
Keywords: Qualitative research. Education. Teaching. Learning.
En la cocina de la investigación cualitativa: método em investigaciones sobre enseñanza y aprendizaje
RESUMEN
Pretendemos discutir algunas posturas básicas dela investigación Cualitativa cuando la utilizamos en investigaciones referentes a La enseñanza y al aprendizaje. En primer lugar, contrastamos educación y pedagogía, aclarando que la primera se refi ere al conjunto de cosmovisiones pasadas de una generación a otra, mientras la segunda se aproxima más a un arte que pretende transformar en acto una transposición del conocimiento que se desdobla en aquellos saberes sobre enseñanza y aprendizaje. En segundo lugar, señalamos que, por tratarse de arte, cuando la enseñanza y el aprendizaje se convierten en objeto de estudio, sus realidades son limitadas y particulares, impidiendo cualquier universalización de método y metodología. De ahí se percibe la importancia quela Investigación Cualitativaadquiere cuando la operacionalizamos. Sin embargo, su elección implica un principio y algunas posturas del investigador, a fi n de hacer valer las características quela Investigación Cualitativaposee de mejor.
Palabras clave: Investigación cualitativa. Educación. Enseñanza. Aprendizaje.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.