O conhecimento, suas ameaças e limitações para a educação do futuro e a cidadania

Autores

  • Rodrigo Regert Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Joel Haroldo Baade Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP
  • Arã Paraguassu Ribeiro Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n1p54-72

Palavras-chave:

Conhecimento. Educação. Cidadania.

Resumo

É sabido que o ser humano é, por si só, muito curioso e está sempre em busca do conhecimento. Desse modo, é necessário cada vez mais compreender o próprio conhecimento, seja por meio da educação formal ou não. Essa compreensão é necessária para que os indivíduos, ao exercerem sua cidadania, tenham mais certezas em suas ações corriqueiras. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender o conhecimento, suas ameaças e limitações para a educação do futuro voltada à busca da cidadania. A pesquisa é de natureza básica; utilizou-se do método descritivo e da forma bibliográfica como procedimento técnico. Conclui-se que para a educação do futuro estar realmente voltada à atuação cidadã, ela deve auxiliar os indivíduos a agirem de forma efetiva no dia a dia e na comunidade em que estão inseridos.

Palavras-chave: Conhecimento. Educação. Cidadania.

 

Knowledge, its threats and limitations for education of the future and citizenship

ABSTRACT

It is well-known that the human being is, by itself, very curious and is always in search of knowledge. In this way, it is increasingly necessary to understand one’s own knowledge, whether through formal education or not. This understanding is necessary so that individuals, when exercising their citizenship, have more certainty in their ordinary actions. In this sense, the present article aims to understand the knowledge, its threats and limitations for the education of the future focused on the search for citizenship. The research is of a basic nature; the descriptive method was used; as well as the bibliographic form as technical procedure. It is concluded that for the education of the future to be really focused on citizen action, it should help individuals to act effectively in the day-today life and in the community in which they are inserted.

Keywords: Knowledge. Education. Citizenship.

 

El conocimiento, sus amenazas y limitaciones para la educación del futuro y la ciudadanía

RESUMEN

Ya se sabe que el ser humano es, por si propio, muy curioso y está siempre en búsqueda del conocimiento. De esa manera, es necessário cada vez más comprender el propio conocimiento, sea por medio de la educación formal o no. Esa comprensión es necesaria para que los individuos, al ejercer su ciudadanía, tengan más certidumbre de sus acciones habituales. En ese sentido, el presente artículo tiene como objetivo comprender el conocimiento, sus amenazas y limitaciones para la educación del futuro vuelta a la búsqueda de la ciudadanía. La investigación es de naturaleza básica; se utilizó el método descriptivo y la forma bibliográfi ca como procedimiento técnico. Se concluye que para la educación del futuro estar realmente actuando sobre la formación ciudadana, ella debe auxiliar a los individuos a actuar de forma efectiva en la comunidad en que están insertados.

Palabras-clave: Conocimiento. Educación. Ciudadanía.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Regert, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Mestre em Educação pela Universidad Tecnologica Intercontinental (UTIC).
Docente da UNIARP. 

Joel Haroldo Baade, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Programa Profissional
em Educação da UNIARP.

Arã Paraguassu Ribeiro, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade pela UNIARP. Docente da UNIARP. 

Downloads

Publicado

2019-01-29

Como Citar

REGERT, R.; BAADE, J. H.; RIBEIRO, A. P. O conhecimento, suas ameaças e limitações para a educação do futuro e a cidadania. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. p.54–72, 2019. DOI: 10.18764/2358-4319.v12n1p54-72. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/10742. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos