Sulla rivista

Periódico ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (PGLetras-UFMA).

Missão: Destina-se à publicação de trabalhos científicos e culturais produzidos por pesquisadores, docentes e discentes ligados a programas de pós-graduação da UFMA e de outras instituições de ensino.

ISSN 2177-8868

Periodicidade: Semestral

Qualis/CAPES (2017-2020): B2

Avvisi

[CHAMADA] Língua Brasileira de Sinais: interfaces com a linguística, o ensino e a literatura

2024-08-02

A Língua Brasileira de Sinais é uma língua natural com toda complexidade que traz em seu bojo, os sistemas linguísticos que servem à comunicação. É uma língua de modalidade visual-espacial, em que os sinais são articulados por meio das mãos e do corpo, em um espaço que pode ser neutro ou ancorado ao corpo, sendo a visão o canal de recepção para os surdos e ensur decidos. Para os surdocegos, a comunicação ocorre por meio do tato, sendo então, um mecanismo de acessibilidade. Nesta edição da Revista Littera, o destaque é dado aos estudos da Libras e sua relação com a linguística, o ensino e a literatura. O objetivo é promover espaços de discussão e análise que abordem a Libras sob diferentes perspectivas, estabelecendo conexões entre teorias e práticas. Este volume oferece a oportunidade de compartilhar investigações, estudos e reflexões que possam contribuir para a formação docente, bem como para o suporte à acessibilidade e à inclusão nos cursos de Letras, de modo geral, principalmente o de Letras Libras e Letras Libras Português Ead.

Leggi di più al riguardo di [CHAMADA] Língua Brasileira de Sinais: interfaces com a linguística, o ensino e a literatura

Ultimo numero

V. 15 N. 29 (2024): Linguística e Literatura na Formação de Professores: teorias e práticas construídas nos cursos de Letras
					Visualizza V. 15 N. 29 (2024):  Linguística e Literatura na Formação de Professores: teorias e práticas construídas nos cursos de Letras

Nesta edição da Littera, o foco volta-se para estudos linguísticos e/ou literários mobilizados na formação de professores de línguas, volta-se para a discussão sobre as diferentes abordagens teóricas e sobre práticas de ensino que acontecem no curso de Letras, enquanto espaço institucional e social empenhado em formar profissionais para atuarem como professores que circulam entre diferentes modos de estudar a linguagem e suas manifestações; professores que veem o fazer docente como uma atividade dinâmica e cheia de desafios sobre o sentido de aprender e ensinar, sobre aprender para ensinar, sobre aprender ao ensinar. O curso de Letras com suas atividades de ensino, pesquisa, extensão é terreno fértil para uma investigação desses desafios, para debate sobre teorias linguísticas, teorias literárias, formação de professor, sobre metodologias de ensino em diferentes níveis da educação.

Um segundo foco desta edição refere-se à homenagem ao curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão que completou no ano de 2023 setenta anos de fundação. São décadas formando professores, investindo em produção e divulgação de pesquisas científicas, contribuindo para o fortalecimento da universidade e da pós-graduação. 

Pubblicato: 2024-03-16

Fascicolo completo

Ficha Técnica

Apresentação

LETRAS - UFMA - 70 anos

Artigos

Resenha

  • Um mar de vidro e de emoções VELOSO, Gabriela Lages. O mar de vidro. Belo Horizonte: Caravana, 2023

    José Neres
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.10
  • Sóis e liberdade Halodomira, de Carvalho Marques

    Luciana Gonçalves Barros, Maria Aracy Bonfim
    DOI: https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.11
Visualizza tutte le uscite

Os trabalhos devem ser inéditos. Além de artigos científicos, admite a publicação de resenhas de obras recentes (de no máximo dois anos) e entrevistas.

Qualis CAPES (Quadriênio 2017-2020) B2 Linguística e Literatura, Interdisciplinar.