ESCRITAS NEGRAS IMPORTAM: MARIA FIRMINA DOS REIS E SEU ROMANCE ÚRSULA

Autores

  • Régia Agostinho da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Bruno dos Santos Nascimento UFMA
  • Pedro Lázaro Oliveira

Palavras-chave:

Maria Firmina dos Reis, Antiescravismo, Escrita de autoria de mulher negra

Resumo

O presente artigo visa discutir o romance Úrsula (1859) da maranhense Maria Firmina dos Reis (1822-1917), considerada pioneira na escrita feminina, antiescravista e de autoria negra no Brasil. A intenção do artigo é justamente analisar e mostrar os pontos do romance nos quais Maria Firmina dos Reis inaugura e expõe o discurso antiescravista na literatura brasileira. Como uma autora negra, que apesar de novos estudos e publicações de seu romance nos anos 2000, ainda se encontra relativamente desconhecida de grande parte do público. Ao longo do artigo analisamos três personagens africanos e afrodescendentes do romance: Túlio, Preta Susana e Antero, percebendo assim como o discurso antiescravista de Maria Firmina dos Reis se construiu e como a autora enfrentou a sociedade escravista e racista através das representações literárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Régia Agostinho da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de História da UFMA/Professora permanente da Pós-Graduação em História da UFMA.

Bruno dos Santos Nascimento, UFMA

Graduando em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pedro Lázaro Oliveira

Graduado em Letras pela Faculdade Pitágoras de São Luís. Graduando em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Prof. do Instituto Educacional Sheknah em São Luís – MA.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

AGOSTINHO DA SILVA, Régia; DOS SANTOS NASCIMENTO, Bruno; OLIVEIRA, Pedro Lázaro.
ESCRITAS NEGRAS IMPORTAM: MARIA FIRMINA DOS REIS E SEU ROMANCE ÚRSULA
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 24, 22 Nov 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.