DOS CONTOS DE FADAS AO FILME MALÉVOLA: UM OLHAR SOBRE O SER VILÃO SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA DO DISCURSO
Palavras-chave:
Contos de Fadas. Cinema. Malévola. Vilão. Herói Ambivalente.Resumo
Discutimos como a personagem vilã em contos de fadas pode ser problematizada em versões contemporâneas cinematográficas tomando como exemplo o Filme Malévola (2014). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que se configura como exploratória. O corpus da nossa pesquisa é o filme Malévola dirigido pelo diretor Robert Stromberg, produzido pela Walt Disney Pictures no ano de 2014, a partir de um roteiro escrito por Linda Woolverton. Para empreendermos nossa análise, apresentamos considerações sobre as noções de vilão (FARIA, 2012) e de herói ambivalente (BAKHTIN, 2015), para debater a desconstrução da imagem clássica de vilã vinculada à encarnação da maldade, associando-lhe a imagens relacionadas a glamour, humor, beleza e crises existenciais, simpáticas ao público. ao final de nossas considerações, aventamos que humanizar essas personagens é uma tendência que se estabiliza espacialmente em recentes releituras fílmicas de contos de fadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.