A ORIGEM DA LITERATURA MARANHENSE

Autores

  • José Ricardo Costa Miranda Filho

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v13n26.2022.7

Palavras-chave:

Atenas Brasileira, Origem da Literatura Maranhense

Resumo

O presente trabalho visa discutir a origem da literatura em território maranhense com o objetivo de analisar e compreender o cenário histórico-social-ideológico do Estado, principalmente a partir do século XIX. Além disso, pretende-se discutir a formação da identidade literária a fim de explicar os fenômenos literários da época e, com base nisso, destacar os principais motivos que colaboraram com a construção do termo Atenas Brasileira. Pretende-se discorrer sobre como ocorreu o processo de criação literária na sociedade maranhense como modo de analisar a construção do comportamento dos escritores o qual fez surgir o primeiro movimento literário no Maranhão, o Romantismo, cujos principais escritores foram Odorico Mendes e Gonçalves Dias que colocaram a literatura maranhense no cenário nacional. Além disso, pretende-se explicar como se deu o percurso de desenvolvimento da Atenas Brasileira até o declínio do desenvolvimento literário no Maranhão com a finalidade de compreender esse trajeto histórico na edificação da literatura maranhense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Costa Miranda Filho

Possui graduação em Letras (Bacharelado em Produção Textual) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015) e pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura (2017) pela Faculdade Santa Fé. É mestrando em Teoria Literária pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem experiência na área de Educação, Revisão/Copidesque e Editoração.

Referências

REFERÊNCIAS

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 9ª edição. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2016.

GOMES, Laurentino. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e o Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

LEÃO, Ricardo. Os atenienses e a invenção do cânone ocidental. 2 ed. São Luís: Geia, 2013.

MELO, Carla. Atenas maranhense desencontros sobre Atenas Brasileira. Disponível em: <http://maranhaomaravilha.blogspot.com.br/2010/10/atenas-brasileira-desencontros-sobre.html>. Acesso em: 03 mar 2017.

MIRANDA FILHO, Ricardo. Literatura (não)nacional. Disponível em: <http://www.ricardomirandafilho.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=3722407>. Acesso em: 26 junho 2017.

MORAES, Jomar. Apontamentos de literatura maranhense. São Luís: edições Sioge, 1976.

NERES, José (org). Tábua de papel: estudos de Literatura Maranhense. São Luís: Café & Lápis, 2010.

OLIVERIA, Maria das Neves; AZEVEDO, Silva. São luís, Atenas Brasileira: um percurso histórico sobre a construção da identidade literária ludovicence. In: NERES, Jos. (org). Tábua de papel: estudos de Literatura Maranhense. São Luís: Café & Lápis, 2010.

PADRE Antônio Vieira. Disponível em: <http://www.soliteratura.com.br/barroco/barroco06.php>. Acesso em 9 fev 2017.

RESENDE, Rafael Serra de. Da Ágora ao Pantheon: intelectuais de “Atenas” e a literatura do Maranhão. Revista Outros Tempos. Volume 3, número 4, 2007, p.70-90. Disponível em: <http://www.outrostempos.uema.br/Volume04/vol04art07.pdf>. Acesso em: 8 fev 2017.

ROCHA, André Gusmão da. Os novos atenienses: apropriação do imaginário da Atenas brasileira na Primeira República. Disponível em: <http://www.outrostempos.uema.br/oitocentista/cd/ARQ/07.pdf>. Acesso em: 9 fev 2017.

SILVA, Joaquim Norberto de Sousa. História da Literatura Brasileira e outros ensaios. Organização, apresentação e notas de Roberto Acízelo de Souza. Rio de Janeiro: Zé Mario Editor, 2002, p.54.

SILVA, Renato Kely Marques. Literatura, Gênero e Escritoras em São Luís, Maranhão. Disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/sts/ST66/Renato_Kerly_Marques_Silva_66.pdf>. Acesso em: 10 fev 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

MIRANDA FILHO, José Ricardo Costa.
A ORIGEM DA LITERATURA MARANHENSE
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 13, n. 26, 27 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.