Revista Littera em foco

linha do tempo e diálogos para o nascimento e a continuidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.1

Palavras-chave:

Periódicos Científicos, Littera, Letras

Resumo

O trabalho em questão tem como objetivo traçar o percurso de nascimento até os dias atuais da revista Littera e sua relação com o curso de Letras, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e com a história dos periódicos brasileiros enquanto canais de divulgação da produção científica brasileira. Compreendemos as revistas como enunciados sócio-historicamente situados, que nascem e se mantém em meio a uma série de tensões referentes à produção e difusão do conhecimento científico da universidade. Nesse sentido, interrogamos: Como se deu o nascimento da revista Littera em meio a história dos periódicos nacionais? Como esse nascimento e sua continuidade até os dias atuais dialogam com a história e os avanços do curso de Letras, da UFMA? Para responder essa questão fizemos um levantamento bibliográfico sobre a história dos periódicos, levantamento documental da revista Littera e entrevista com editores que estiveram à frente da revista desde sua primeira edição até os dias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Cilene Ferreira França, Universidade Federal do Maranhão

Tem graduação em Letras, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Estudos da Linguagem, área de concentração em estudos da Linguística Teórica e Descritiva, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora de Língua Portuguesa, do curso de Linguagens e Códigos, da UFMA- Campus São Bernardo. Líder do Grupo de Estudos Escrita e Produção de Saberes (GEEPS), da UFMA. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudo do Texto e do Discurso (GETED), da UFRN.

Área de interesse para avaliação: Linguística com ênfase na Análise do Discurso, estudos sobre escrita acadêmica, práticas de leitura e escrita na escola e na universidade, formação de professores de Língua Portuguesa.

Aline Kananda Matias Silva, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras Bacabal (PPGLB), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Bacabal. Licenciada em Linguagens e Códigos-Lígua Portuguesa (UFMA). Voluntária PIBIC (2019-2020) com a pesquisa Um estudo sobre a linha do tempo das revistas acadêmicas no Brasil: história e análise do discurso. Membro do Grupo de Estudos Escrtia e Produção de Saberes. 

Rafaela Freitas Silva, Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Linguagens e Códigos-Lígua Portuguesa (UFMA). Voluntária PIBIC (2020-2021) com a pesquisa Um estudo sobre a expansão de periódicos brasileiros: história e análise de discurso em diálogo. Membro do Grupo de Estudos Escrtia e Produção de Saberes (GEEPS-UFMA). 

Referências

BAPTISTA, Ana Alice. COSTA, Sely Maria de Souza. KURAMOTO, Hélio. RODRIGUES, Eloy. Comunicação científica: o papel da open archives initiative no contexto do acesso livre. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. esp., 1º sem. 2007.

BEZERRA, José de Ribamar Mendes. Entrevista concedidaex-membro do Conselho Editorial da Revista Littera, São Luís. São Bernardo, 9 jul, 2021.

BONFIM, Maria Aracy. Entrevista concedida pela professora da Universidade Federal do Maranhão, editora-chefe da Revista Littera, São Luís. São Bernardo, 4 jun, 2021.

CRUZ, Mônica da Silva. Entrevista concedida ex- editora da Revista Littera, São Luís. São Bernardo, 15 jul, 2021.

EDITORIAL. Littera: revista literária. São Luís: EDUFMA, p.4. jan/junho, 1994.

FEITOSA, Márcia Manir Miguel. Entrevista concedida por ex-editora da Revista Littera, São Luís. São Bernardo, 8 jun, 2021.

FERNANDES, Ceres Costa. Entrevista concedida por membro do Conselho Editorial da Revista Littera 1994, São Luís. São Bernardo, 2 jul, 2021.

FREITAS, M. H. Considerações acerca dos primeiros periódicos científicos brasileiros. In: Ciência da Informação. Brasília, v. 35, n. 3, p. 54-66, set./dez. 2006.

BERNIZ, Pedro Jafar. Apresentação. LITTERA: revista de estudos linguísticos e literários. São Luís: EDUFMA, 1999.

COSTA, Silvia Cristina Duailibi. Apresentação. LITTERA: revista de estudos linguísticos e literários. São Luís: EDUFMA, 2000.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. O periódico científico. In: Campello, Bernadete Santos; Cendón, Beatriz Valadares; Kremer, Jeannette Marguerite (orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, 2000.

NASCIMENTO, F. do; FERNANDES, H. L.; MENDONÇA, V. M. de. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 39, p. 225–249, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i39.8639728. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639728. Acesso em: 16 out. 2023.

Normas para apresentação dos trabalhos à Revista Littera. LITTERA: revista de estudos linguísticos e literários. São Luís: EDUFMA, 2000.

PACKER, Abel Laerte. Os periódicos brasileiros e a comunicação da pesquisa nacional. Revista USP, São Paulo, n. 89, p. 26-61, março/maio 2011.

RAMOS, Conceição de Maria de Araújo. Entrevista concedida por ex-editora da Revista Littera, São Luís. São Bernardo, 9 jul, 2021.

RODRIGUES, Rosângela Schwarz. FACHIN, Gleisy Regina Bóries. Portal de periódicos científicos: um trabalho multidisciplinar. Transformação, Campinas, v. 22, n. 1, p. 33-45, jan./abr., 2010.

SILVA, Aline Kananda Matias. Um estudo sobre a linha do tempo das revistas acadêmicas no Brasil: história e análise do discurso. Relatório PIBIC 2019-2020. Universidade Federal do Maranhão, São Bernardo, 2020.

SILVA, Rafaela Freitas. Um estudo sobre a expansão de periódicos brasileiros: história e análise de discurso em diálogo. Relatório PIBIC 2020-2021. Universidade Federal do Maranhão, São Bernardo, 2021.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: o artigo de periódico nas atividades de ensino e pesquisa do docente universitário brasileiro da pós-graduação. 1998. 387 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 1998.

WERLANG, E.; BLATTMANN, U. Aporte institucional das Instituições de Ensino Superior aos Editores de Periódicos Científicos. Perspectivas em Ciência da Informação, [S. l.], v. 27, n. 4, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/26694. Acesso em: 16 out. 2023.

QUEVEDO, Rafael Campos. Entrevista concedida por ex-editor da Revista Littera, São Luís. São Bernardo, 3 jun, 2021.

Downloads

Publicado

2024-03-16

Como Citar

FRANÇA, Katia Cilene Ferreira; SILVA, Aline Kananda Matias; SILVA, Rafaela Freitas.
Revista Littera em foco: linha do tempo e diálogos para o nascimento e a continuidade
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 15, n. 29, 16 Mar 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.