A produção do gênero artigo de opinião na escola

desenvolvendo as capacidades de linguagem

Autores

  • Paulo da Silva Lima UFMA
  • Alex de Castro Costa

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.5

Palavras-chave:

Interacionismo sociodiscursivo, Artigo de opinião, Intervenção pedagógica, Capacidades de linguagem

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar uma experiência de intervenção pedagógica aplicada ao processo de escrita e reescrita do gênero textual artigo de opinião em uma turma de 9° ano de uma escola pública. A intervenção fundamenta-se no instrumental teórico-metodológico do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; DOLZ; SCHNEUWLY, 2004;), visando explorar como essa abordagem teórico-metodológica pode contribuir para a elaboração de projetos de letramento com foco na apropriação de gêneros textuais pelos discentes e no desenvolvimento de suas capacidades de linguagem. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e colaborativa, utilizando a metodologia da pesquisa-ação, que permitiu estabelecer um contato direto com o campo de estudo, aplicar a intervenção pedagógica proposta e realizar análises interpretativas e reflexivas sobre os resultados obtidos. Para descrever os resultados, foram selecionados textos produzidos durante o processo de desenvolvimento da pesquisa. A intervenção pedagógica contou com a utilização de ferramentas didáticas fornecidas pelo arcabouço do interacionismo sociodiscursivo, como a sequência didática. Assim, os resultados obtidos por meio da análise interpretativa e reflexiva indicaram que o trabalho de produção textual nas aulas de língua materna, a partir de uma proposta interventiva bem elaborada e ancorada nos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo, pode contribuir significativamente para que os discentes se apropriem do gênero textual proposto para estudo, aprimorando suas capacidades de linguagem e superando, consequentemente, as possíveis dificuldades relativas à escrita desse gênero.

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Biografia do Autor

Paulo da Silva Lima, UFMA

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008) e doutorado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO I da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Bacabal. É professor do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. É docente do Mestrado Acadêmico em Letras da UFMA/Campus de Bacabal, atuando na Linha de Pesquisa: "Texto, Discurso e seus Múltiplos Objetos.

Alex de Castro Costa

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Maranhão (2021), especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Uniasselvi (2021), e mestrado em Linguística Aplicada pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão (2023).

Referências

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Publicado

2024-03-16

Como Citar

LIMA, Paulo da Silva; COSTA, Alex de Castro.
A produção do gênero artigo de opinião na escola: desenvolvendo as capacidades de linguagem
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 15, n. 29, 16 Mar 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.