O Mito de Apolo e Dafne em confluência com os aspectos da poesia árcade no soneto XIII de Cláudio Manoel da Costa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.9

Palavras-chave:

Arcadismo, Mitologia Greco-Latina, Apolo e Dafne

Resumo

Este estudo parte de uma análise do Mito de Apolo e Dafne na obra Soneto XIII de Cláudio Manuel da Costa, inconfidente e poeta da Arcádia Brasileira. Além de compreender as suas principais características, traremos um olhar sobre a influência das narrativas mitológicas sobre esse período de escrita da poesia brasileira. Dessa maneira, analisaremos a forma em que o poeta se vale do mito para expressar o seu descontentamento amoroso, como também as manifestações dos aspectos que são próprios de uma poesia árcade. Como procedimento metodológico, nos valemos dos preceitos da Literatura Comparada, a qual realizamos um levantamento bibliográfico de estudos relacionados ao tema, como a de Junito Brandão com O Mito de Apolo: Epidauro e o Oráculo de Delfos (1987), os estudos de Melânia Aguiar em O jogo de oposições na poesia de Cláudio Manuel da Costa (1973) e a obra de Massaud Moisés a respeito da A literatura brasileira através dos textos (2012).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella do Amaral Martins, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Graduanda no curso de licenciatura Letras Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. E-mail: 

Thaisa Viegas de Pinho

Mestre pelo Programa interdisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão com bolsa Capes; Licenciada em letras com habilitação em espanhol pela Universidade Federal do Maranhão; Pesquisadora membro do grupo de estudo de paisagem em literatura - Geplit

Millena Chaves Fortes

Graduanda no curso de licenciatura Letras Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

Referências

AGUIAR, Melânia Silva de. O jogo de oposições na poesia de Cláudio Manuel da Costa, 1973. p.134. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1973.

ALVES, Igor. Significados. Características do Arcadismo. Significados [S. 1.]. 2021. Disponível em: https://www.significados.com.br/características-do-arcadismo/. Acesso em: 26. Jun. 2023.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1987. (volume II)

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2015.

CENTURIÓN, Pedro Guaglicano. As naturezas nos sonetos de Cláudio Manuel da Costa. Dissertação. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 209 p. 2016.

CHAMMA, Gladston Jafet. Apolo e Dafne: uma história de amor não correspondido. Jafet Numismática: São Paulo, [S. a.]. Disponível em: https://jafetnumismatica.com.br/apolo-e-dafne. Acesso em: 25 jun. 2023.

MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. 29 ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa através dos textos. 33 ed. São Paulo: Cultrix, 2014.

PEREIRA, Renata Gonçalves. Ninfas, quem foram? História e importância para a mitologia grega. Segredos do Mundo: [S. 1.], 2023. Disponível em: https://segredosdomundo.r7.com/ninfas-mitologia/. Acesso em: 30 jun. 2023.

SANTOS, Rui Manuel Formoso Nobre. Nada se perde, tudo se transforma: a imitação dos

modelos como princípio de criação artístico-literária. Revista Investigações, Pernambuco,

v.29, n.1, jan.2016.

Downloads

Publicado

2024-03-16

Como Citar

MARTINS, Isabella do Amaral; PINHO, Thaisa Viegas de; FORTES, Millena Chaves.
O Mito de Apolo e Dafne em confluência com os aspectos da poesia árcade no soneto XIII de Cláudio Manoel da Costa
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 15, n. 29, 16 Mar 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.