Apresentação

Autores

  • Maria Aracy Bonfim Universidade Federal do Maranhão
  • José Neres
  • Kátia França

Palavras-chave:

LETRAS UFMA, LETRAS 70 ANOS, LINGUÍSTICA, LITERATURA

Resumo

Esta edição da Littera demarca a vivência e a experiência de um curso de graduação que alcançou setenta anos em 2023. O curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão, ao qual se vincula este periódico desde seu lançamento, vem formando centenas de profissionais e travando, apesar dos mais variados tipos de dificuldades, um combate genuíno, um bom combate.
Sete décadas formando professores, investindo na produção e divulgação de pesquisas científicas, contribuindo para o fortalecimento da universidade e da pós-graduação. Alguns dos trabalhos voltados a pesquisas desenvolvidas na UFMA aparecem nesta edição de modo a dar conta à comunidade acadêmica do envolvimento e da persistente vocação a desenvolver sistemas linguísticos, análises literárias e criação literária como se vê nas seções
desta edição.
Ainda nesta edição vemos estudos linguísticos e literários mobilizados na formação de professores de línguas voltados para a discussão sobre as diferentes abordagens teóricas e sobre práticas de ensino que acontecem no curso de Letras, enquanto espaço institucional e social empenhado em formar profissionais para atuarem como professores que circulam entre diferentes modos de estudar a linguagem e suas manifestações; professores que veem o fazer docente como uma atividade dinâmica e cheia de desafios sobre o sentido de aprender e ensinar, sobre aprender para ensinar, sobre aprender ao ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-03-16

Como Citar

BONFIM, Maria Aracy; NERES, José; FRANÇA, Kátia.
Apresentação
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 15, n. 29, 16 Mar 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.