DOS CONTOS DE FADAS AO FILME MALÉVOLA: UM OLHAR SOBRE O SER VILÃO SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA DO DISCURSO
Palabras clave:
Contos de Fadas. Cinema. Malévola. Vilão. Herói Ambivalente.Resumen
Discutimos como a personagem vilã em contos de fadas pode ser problematizada em versões contemporâneas cinematográficas tomando como exemplo o Filme Malévola (2014). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que se configura como exploratória. O corpus da nossa pesquisa é o filme Malévola dirigido pelo diretor Robert Stromberg, produzido pela Walt Disney Pictures no ano de 2014, a partir de um roteiro escrito por Linda Woolverton. Para empreendermos nossa análise, apresentamos considerações sobre as noções de vilão (FARIA, 2012) e de herói ambivalente (BAKHTIN, 2015), para debater a desconstrução da imagem clássica de vilã vinculada à encarnação da maldade, associando-lhe a imagens relacionadas a glamour, humor, beleza e crises existenciais, simpáticas ao público. ao final de nossas considerações, aventamos que humanizar essas personagens é uma tendência que se estabiliza espacialmente em recentes releituras fílmicas de contos de fadas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-06-29
Cómo citar
DOS SANTOS AMARAL, Marcos Roberto; DO NASCIMENTO SOUZA, Fernanda.
DOS CONTOS DE FADAS AO FILME MALÉVOLA: UM OLHAR SOBRE O SER VILÃO SOB A PERSPECTIVA DIALÓGICA DO DISCURSO
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 22, 29 jun. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/article/view/17175. Acesso em: 5 dic. 2025.Número
Sección
Artigos
Licencia
Direitos autorais Littera on line
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

