“A memória de nós”

a pesquisa do Grupo em Lírica Brasileira Contemporânea no contexto do curso de Letras da UFMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.2

Palavras-chave:

Poesia Contemporânea Brasileira, Estudos Literários na UFMA, Efemeridade do tempo, Perenidade da obra

Resumo

A primeira parte deste texto apresenta uma breve reflexão sobre o percurso do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lírica Brasileira Contemporânea no contexto dos Estudos Literários desenvolvidos na Universidade Federal do Maranhão de 2014 até 2023. Em seguida, apresentamos e comentamos uma seleção de sete poemas, cada qual pertencente a uma década (dos anos de 1960 ao ano de 2023), que têm em comum a temática do tempo em sua dupla face: a inevitável efemeridade da vida e o esforço em, por meio da arte, alcançar alguma perduração no tempo. Em outro campo de atuação, a pesquisa acadêmica de obras contemporâneas também lida com o desafio de apreender uma produção em constante devir e, sobre ela, produzir uma memória, ainda que não perene, pelo menos duradoura, dessa produção poética. Com um propósito mais memorialístico do que analítico, estas considerações se pretendem parte das celebrações aos 70 anos do curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Santana Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Estudos teóricos e críticos em Literatura pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); especialista em Recursos Gramaticais para Revisão Textual pela Faculdade Unyleya; graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e em Administração pela Universidade Ceuma (UNICEUMA). Atua nas áreas de Línguas e Literaturas Portuguesa e Inglesa. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Lírica Contemporânea de Língua Portuguesa da UFMA e ao Grupo de Pesquisa Poesia e contemporaneidade da UFF. 

Rafael Campos Quevedo, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB); mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especializado em Literatura Brasileira (UNIVERSO) e graduado em Filosofia e Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atua na área de Literatura Portuguesa e Brasileira. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Lírica Contemporânea de Língua Portuguesa e o Grupo de Estudos Girardianos da UFMA. É Professor associado do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMA (PGLetras-UFMA). Desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento (2021) sobre a obra de Salgado Maranhão na Universidade Federal Fluminense (UFF) com bolsa CNPQ pós-doutorado sênior. Integrante do GT "Teoria do texto poético" da ANPOLL.

Fernanda Castro de Souza Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Graduada em Letras com habilitação em português / espanhol pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Integrante e ex-bolsista (FAPEMA) do Grupo de estudo e pesquisa em Lírica Contemporânea de Língua Portuguesa coordenado pelo professor Dr. Rafael Campos Quevedo. Possuiu projetos de pesquisa voltados aos lugares-comuns na poesia de língua portuguesa ontem e hoje (2017) e à investigação tópica da inspiração poética na Lírica contemporânea de língua portuguesa (2018). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA - Campus Itapecuru-Mirim).

Referências

ACHCAR, Francisco. Lírica e lugar-comum: alguns temas de Horácio e sua presença em português. São Paulo: Edusp, 1994.

ARCHANJO, Neide. Escavações. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BRITTO, Paulo Henriques. Formas do nada. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

CICERO, Antonio. A cidade e os livros. Rio de Janeiro: Record, 2002.

ENZENSBERGER, Hans Magnus. “A massa folhada do tempo: meditação sobre o Anacronismo. In.: _____. Ziguezague: Ensaios. Tradução Marcos José Cunha. Rio de Janeiro: Imago, 2003. p. 9-26.

FAUSTINO, Mario. O homem e sua hora e outros poemas. Pesquisa e organização Maria Eugenia Boaventura. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

FRANCHETTI, Paulo. “Notas sobre poesia e crítica de poesia”. In.: _____. Crise em crise. Notas sobre poesia e crítica no Brasil contemporâneo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2021.

FREITAS FILHO, Armando. Arremate. São Paulo: Companhia das letras, 2009.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Fausto. Uma tragédia. Tradução de Jenny Klabin Segall. São Paulo: Editora 34, 2020.

HILST, Hilda. Júbilo, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

JOYCE, James. Ulisses. Trad. Bernadina da Silveira Pinheiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

MARANHÃO, Salgado. A voz que vem dos poros: Antologia poética. Seleção e organização de Rafael Quevedo e Vagner Amaro. Rio de Janeiro: Malê, 2023.

MOISÉS, Carlos Felipe. Balaio: Alguns Poetas da Geração 60 & Arredores Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2012.

QUEVEDO, Rafael Campo. A lavra e o livro: Ensaio sobre a lírica de Salgado Maranhão. Bahia, Mondongro, 2023.

QUINTANA, Mario. Esconderijos do tempo. 3 ed. São Paulo: Globo, 2005

STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Tradução de Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

Downloads

Publicado

2024-03-16

Como Citar

OLIVEIRA, Gabriela de Santana; QUEVEDO, Rafael Campos; ABREU, Fernanda Castro de Souza.
“A memória de nós”: a pesquisa do Grupo em Lírica Brasileira Contemporânea no contexto do curso de Letras da UFMA
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 15, n. 29, 16 Mar 2024Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.